Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Recuperação II - Continuando....




Em nosso processo de recuperação é sugerido um redirecionamento. Não mais buscaremos fora, nos outros, nas substâncias ou nos valores materias o sentido da vida e o valor de nós mesmos. Será uma caminhada de resgate, ou descoberta, do Eu perdido. Em vez de eternamente lutarmos pelos outros, contra os outros, responsabilizando-nos por eles, passamos a acreditar que podemos, devemos e queremos nos auto responsabilizar. Essa nova crença é que permitirá a mudança de todo o resto:
_ iremos substituindo os bloqueios de sentimentos e as máscaras por uma nova escuta de nós mesmos e, a partir daí, aprendemos a dar voz honestamente, corjosamente, a nossos pensamentos, sonhos, sentimentos.
_ vamos abandonando comportamentos de controle dos outros e aprendendo a ser responsáveis por nosso espaço, estabelecendo nossos próprios limites, sendo honestos e assertivos.
A importância do Grupo é primordial. Ele possibilita, favorece e avaliza nosso direito a novas crenças, novas opções e novas atitudes. A frequência continuada nos proporciona o exercício do novo, da mudança. Lá, reafirmamos a auto responsabilidade, o reconhecimento da impotência perante os outros; o abandono dos comportamentos de vítima, de cobrança, de provocador, de controlador. Lá, vamos substituindo a prisão dos segredos, mentiras, manipulação e auto engano por uma comunicação respeitosa conosco e com os outros. Nossa pertença e presença efetiva faz com que nos sintamos comprometidos em nossa busca de libertação interior. No Grupo compartilhamos acertos, desacertos, esperanças, humanidade e assim caminhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.