Pesquisar este blog

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ENCONTROS e DESENCONTROS I

Revelar

Da nossa natural necessidade de Pertencer, fazer parte, estar junto, entender e ser entendido, amar e sermos amados, nasce a busca do Encontro com as pessoas que passam, com maior ou menor importância, por nossas vidas. Precisamos nos comunicar, torna-se isso também uma necessidade essencial. A comunicação é a forma de nos expressarmos, de nos fazermos presentes, reais, de chegarmos aos outros... e precisamos estar com os outros, trocar informações sobre tudo, trocarmos idéias, valores, emoções, etc. Não existimos sozinhos e a comunicação ajuda a nos formar, nos enriquece e contribui, desde que nascemos, para sermos quem somos (para o bem e para o mal).
Infelizmente, em consequência de uma visão “capenga”, demasiadamente focada no mundo “de fora”, uma visão que nos diz que precisamos controlar e possuir coisas e pessoas para sermos “alguém” e sermos felizes, aprendemos a colocar a comunicação a serviço dessa busca, dessa luta, dessa grande e inacabável competição. Vale tudo, acreditamos que só não podemos é ter perdas, perder pessoas. Nesse contexto a comunicação tornou-se perversa, desonesta. Buscamos revelar uma falsa imagem para melhor aparecer, manipular, mentir. Escondemos nossas emoções sob máscaras que não nos desnudem, não mostrem quem realmente somos, com medo de não agradarmos, de sermos rejeitados. Inseguros, sabendo que não somos realmente quem parecemos ser, mais nos disfarçamos, e nas relações, mais nos submetemos, mais cobramos, disputamos, desconfiamos... mais nos desencontramos daqueles que tanto buscávamos! É uma triste ironia! Mas, afinal, marcamos
um encontro com alguém, damos pistas totalmente falsas de quem somos ou onde estamos e queremos nos encontrar?! Não pode dar certo!
Acredito que para irmos ao Encontro precisamos conhecer, entender, cada vez melhor, quem somos, como estamos. Só posso revelar com verdade o que já estou descobrindo. Esse processo de estarmos atentos a nós mesmos, de forma honesta, amorosa, minuciosa e destemida, cria intimidade, auto-responsabilidade, auto-respeito, vai construindo nossa auto-estima, tornando-nos mais auto-confiantes, livres, conscientes de nosso valor e unicidade. Hoje, começo a buscar Encontros e até Reencontros com mais desenvoltura e honestidade, tentando comunicar com simplicidade quem sou e onde estou, só por hoje.
Não quero complicar (Mantenha Simples). Estou aprendendo a, pacientemente, um dia de cada vez, diluir meus medos e inseguranças para me comunicar com verdade, desfrutar da alegria e lealdade de Ser e da gostosura de Estar nos Encontros.

(cont. OUVIR).

Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.