Pesquisar este blog

domingo, 12 de setembro de 2010

ATENÇÃO E ESCOLHAS


Estar atento é estar vivo. É estar aberto às possibilidades do Aqui/Agora. Contudo, em nome da educação para a vida, fomos condicionados à desatenção com o momento. Aprendemos a estar todo o tempo relembrando o passado (distante ou “ainda agora”) ou conjecturando sobre o futuro (distante ou “daqui a pouco”). A vida, enquanto isso, vai passando, transformando-se na nossa história, perdendo-se a possibilidade de sermos criativos, co-autores de nossos destinos através das escolhas do momento.
A Atenção com o Aqui/Agora, aliada à abertura de nossas mentes e corações, é que torna possível o “dar-se conta”, o entender, compreender, descobrir novos ângulos das questões de nossa vida. Nossas relações se enriquecem quando estamos atentos ao Outro – atentos ao que ele é e ao que ele pode – não ao que queríamos que fosse ou pudesse. Só quando estamos em estado de Atenção podemos realmente usufruir o que é bom, defendermo-nos do que não é, cuidarmos de nós mesmos e de nossos amores.
O estado de atenção é um estado de permanente curiosidade e interesse por nós mesmos( nosso corpo, nossos sentimentos, nossos pensamentos/crenças, para nossa espiritualidade), por tudo e todos que nos cercam.
Fazer Escolhas também é estar vivo, participando ativamente de nosso destino. “O momento da decisão é o mais solitário da vida humana” porque as escolhas, por mais simples que sejam, são de nossa inteira responsabilidade. Elas vão traçando nosso caminho pela vida. Mesmo quando parecemos não optar, deixando aos outros as decisões do nosso destino, isto também é uma escolha. Queríamos tanto a certeza de estarmos escolhendo “o melhor”, “o que vai dar certo”... mas nosso compromisso com a Vida, é só com o que podemos, Só por hoje, Aqui/Agora – e esse compromisso requer Atenção, Abertura e Coragem.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.