Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

TRADIÇÕES

Regras ou Sugestões?

O segredo para uma vida com alegria, aceitação e serenidade nos tem sido revelado nos momentos de Encontro que renovadamente temos em nossa Irmandade. Tudo começou, para mim, num grupo especial de pessoas que, como eu, do fundo de tanta agonia, buscavam, senão um caminho para a felicidade, pelo menos a sobrevivência ou uma saída para tanta dor. Naquela época eu tateava perdida numa escuridão sem fim, estendendo a mão em muitas direções, até que, naquele lugar, naquele grupo de pessoas, encontrei apoio, braços que me acolheram, rostos que me sorriram, irmãos que me ouviram.
Foi o início de uma nova etapa onde amar não necessariamente era sofrer, onde viver tornou-se uma eterna aventura de descobrir, compartilhar, amar. Nesses Encontros, comigo mesma e com meus companheiros, aprendi a desfrutar de um amor sem lutas por posse, tão diferente da amargura dos meus desencontros familiares.
Um dia de cada vez, fui descobrindo a possibilidade de estarmos juntos usufruindo a magia dessas trocas em grupo. Tudo isso é resguardado por nossas TRADIÇÕES. Elas visam nos defender, individualmente e em grupos, de nossas dificuldades pessoais para lidar com o Poder. Isso se revela em nossa necessidade de controle, de status, de bens materiais, de termos razão, de sermos os melhores, de nos acomodarmos, de não nos responsabilizarmos... de nos afastarmos de nossos propósitos espirituais de felicidade. As TRADIÇÕES gentilmente nos chamam e alertam, através de sugestões, para uma constante atenção e para o exercício desses princípios espirituais que nos proporcionam relações mais sadias e felizes.
Esses princípios são valores que nutrem nossa dimensão espiritual, são formas de se expressar do Amor – solidariedade, o servir, aceitação, liberdade (autonomia), responsabilidade (autosuficiência), verdade, humildade, respeito, simplicidade... As TRADIÇÕES são apenas sugeridas em respeito à liberdade imprescindível ao nosso crescimento. Elas não devem ser vistas como dogmas, leis ou regras que, embora pudessem mostrar organização, em contrapartida, dificultariam o movimento para descobertas, modificações, para o crescer e florescer de cada um de nós, dos grupos e da Irmandade.
As TRADIÇÕES refletem a sabedoria conquistada através de tentativas, de acertos e desacertos que tantas 24 horas puderam proporcionar a companheiros e grupos. Eles tiveram a autonomia e coragem de escolher como agir, a mente aberta para reformular e aprender e a Boa Vontade de nos oferecer toda essa experiência.
Quando a compreensão de tudo isso vai se fortalecendo em nós, vamos escolhendo a “ obediência ao que é apenas sugerido” porque, já então, aceitamos livremente as sugestões, acreditamos em sua sabedoria e somos muito gratos a esse Legado.

Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.