Pesquisar este blog

domingo, 5 de setembro de 2010

LIBERDADE – UM PRINCÍPIO ESPIRITUAL


Somos seres vivos, espirituais, “mutantes”, em processo contínuo de aprendizado, crescimento, evolução, aperfeiçoamento. Para tanto todos necessitamos de Liberdade. Só realmente crescemos quando temos liberdade para escolher, acertando e errando, podendo compreender... Sem essa oportunidade nada aprendemos, apenas seguimos ordens, regras, aceitamos soluções prontas e repetimos modelos – mesmo quando são bons modelos. Quando somos comandados e direcionados não crescemos, não nos tornamos criativos ou realmente aprendemos, tornando-nos, sim, meros repetidores, adestrados, ainda que para um bom propósito.
A importância do que não nos é imposto, do que nos é apenas sugerido, é que ficamos com a oportunidade de escolher, assimilar e depois assumir as conseqüências de nossas opções. Não restam mais as desculpas, as culpas alheias. Na Liberdade está implícita a auto- responsabilidade por nossas crenças, pensamentos, sentimentos e comportamentos, por nosso caminhar no mundo. Nos grupos humanos ( Família, Igreja, Escola, Empresas,Nações, etc)onde a liberdade individual é cerceada em nome da boa ordem, do poder e crescimento material e até moral, as riquezas, o poder e o sucesso podem até se acumular, mas os indivíduos mantêm-se infantilizados, tornam-se meros fantoches, abrem mão de si mesmos, de sua natureza ímpar, esquecendo sua origem sagrada de seres espirituais.
A Liberdade desfrutada nos conduz por experiências de acertos e erros aonde vamos aprendendo e exercitando a Humildade, a importância de ouvir com abertura, de falar com Honestidade, de reconhecer falhas, de refazer caminhos... A ânsia de liberdade nos leva ao auto-respeito e a sermos respeitosos com os outros, aprendendo a amar sem controlar e sem se deixar controlar, a amar sem sofrer e sem fazer sofrer, a “viver e deixar viver”
A Liberdade é um princípio espiritual porque ela emerge com a força e beleza da luz desta nossa dimensão. Ela nos faz sentir realmente seres espirituais, criaturas únicas, caminhantes responsáveis por nossas próprias histórias, conscientes de nossa origem e destinação sagradas.

Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.