Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

MANIPULAÇÂO


De todos os descaminhos da comunicação, é a manipulação a arte final a serviço da luta pelo controle dentro das relações. A disputa vira um jogo que não aceitamos perder. Acreditando na justiça de nossos “bons motivos”, fazemos uso de mentiras, omissões, disfarces... Fazemos uso, na verdade, das pessoas, utilizando-as com total desrespeito para atingir nossos objetivos em nome do amor, para o bem...ou não.
Manipular é acreditar que os fins justificam os meios.
Nesse jogo jamais nos revelamos inteiros, de cara e coração abertos, descobertos. Usamos muitas máscaras, tantas quantas forem necessárias às várias situações que precisam ser controladas. Desde a mais tenra idade aprendemos a nos comunicar manipulando, conseguindo as vantagens que buscávamos, materiais ou não.
Com a prática, refinamos a “arte” de trazer o outro para nossa área de controle, bajulando, concedendo demais, fingindo concordar, dizendo ao outro o que sabemos que ele quer ouvir, escondendo aspectos de nós ou dos fatos que poderiam desagradar,
fingindo nos deixar manipular, rindo ou sério, sorrindo ou chorando... é a arte do parecer em vez do ser. E quando nos sentimos ameaçados de perder o controle do outro, usamos outras armas que lhe provoquem raiva, culpa, medo, criando silêncios e “climas” que geram insegurança, ameaçando, fustigando com palavras, chantageando suas emoções... paralisando-o na disputa.
Com essa crença de tudo valer pelo amor, pela justiça, pelos nossos direitos, continuaremos competindo, lutando e jogando dentro das relações. O preço é que nos desgastamos, nos frustramos, magoamos, somos magoados, até chegarmos, muitas vezes, ao abandono, quando já não nos interessamos mais pelo outro porque só colhemos Desencontros. E então paramos de jogar e o descartamos!!
Nossas relações mais queridas, mesmo quando aparentemente boas, se estão alicerçadas e mantidas com manipulações, são castelos de areia que não resistem à nossa necessidade intrínseca de valores espirituais como respeito, auto respeito, verdade... E são esses valores que verdadeiramente permitem o Encontro pelo qual tanto ansiamos.

Comentários e sugestões: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.