Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SEMPRE ALERTA !



             É um lema dos escoteiros que vale para qualquer ser vivo, incluindo nós. Estar alerta, atento, curioso... é estar vivo. A natureza, a qual todos pertencemos, nos mostra isto a todo instante, em todos os seus seres. Basta que observemos o mundo à nossa volta: todos inteiros, no Momento.
No entanto, nós, os humanos, passamos grande parte de nossa vida em desatenção. Passamos nossos dias acreditando estar “ligados”, mas na verdade vagamos como zumbis, robôs, funcionando no automático, condicionados, repetindo crenças e atitudes aprendidas enquanto a vida, verdadeiramente, passa.

Permanecemos em desatenção porque estamos sempre revendo, revivendo, saboreando ou lamentando o ontem e imaginando ou programando as várias possibilidades e necessidades do amanhã. Pensamos estar muito vivos aqui, mas, na verdade, permanecemos, grande parte do tempo, fora, meio “desencarnados”... e nem notamos!

Tão internalizado temos esse modo de estar que, para acordarmos dessa hipnose do antes e depois, precisamos de boa vontade, paciência, perseverança... Precisamos acreditar que o Momento pode nos proporcionar muito mais, pode nos fazer sentir muito mais vivos. Podemos começar com o exercício de estarmos inteiros nas atividades mais simples e triviais: comer, passear, banhar, caminhar, saborear, ler... Continuando, além da utilização dos nossos sentidos físicos, da percepção das nossas reações e daquilo que nos cerca, buscaremos a percepção mais abrangente de nossos pensamentos, atitudes e sentimentos em cada momento. Isto nos permite viver cada instante de modo integral e nos faz sentir realmente vivos, únicos e fazendo parte de algo maior.

Estar Atento e Alerta é estar inteiro de corpo/mente/alma. “Descobrir seu estado de Alerta é destruir sua sonolência, seu sonambulismo. É um tremendo despertar da alma” Osho

Comentários e Sugestões: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.