Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DESAPRENDER



            Falamos muito sobre as dificuldades e os desafios de qualquer aprendizagem, mas talvez não nos tenhamos dado conta do desafio maior que é o desaprender!

            Desaprender é abrir mão de nossas “certezas”, é abrir espaços dentro de nós para que o que nos fora passado como verdadeiro possa ser revisto; é não permitir que marcas de experiências passadas se eternizem no presente; é desprender-se do que nos parecia definitivo, porque tudo na vida é passagem, tudo é passageiro.

            Desaprender as respostas tidas como certas e definitivas, é necessário, porque a vida vem trazendo sempre novas perguntas. Precisamos render-nos às nossas dúvidas e admitir que talvez existam outras possibilidades... E aceitar que não somos os donos da verdade, do conhecimento, da razão; que outras visões, talvez, sejam melhores que as nossas!

            Desaprender é acolher a humilhação desse desafio ao nosso orgulho, à nossa arrogância, à vaidade e pretensão do mais saber... e transformá-la em Humildade, para a possibilidade de um novo aprender.

Desaprender requer perseverança e boa vontade para desmontar hábitos arraigados no pensar/sentir/agir que nos assaltam e ameaçam voltar a todo momento. É o desarrumar necessário a uma nova arrumação, a uma nova ordem, a uma nova organização... E que esta seja também provisória!

Desaprender é deixar ir... Criar um vazio, para poder admitir o novo, re-significar o antigo e continuar o processo... Isto é evoluir!