Pesquisar este blog

sábado, 19 de janeiro de 2013

ELEGÂNCIA



           Todos nós reclamamos e sofremos nesse mundo, que acusamos de violento, agressivo, desleal, competitivo, defensivo, grosseiro... E todas essas características resultam de um modelo egóico, que privilegia o material, o racional, o prático, o objetivo, na busca do sucesso, de sermos vencedores nessa corrida pelo prazer, pelo ter, pelo acumular, pelo vencer, pelo submeter! Hoje, colhemos, todos, os frutos desse viver egoísta, desamoroso, deselegante!

            Alguém disse que precisamos de mais elegância em nosso viver e muitos acharam que era tolice! Isso porque quando falamos de elegância só conseguimos entendê-la em nossa visão materialista. E essa visão nos remete à idéia de estilo, características e modismos de objetos e pessoas, enfim, uma elegância material! No entanto, mesmo material, a elegância tem aspectos que envolvem uma estética de despojamento, comodidade, temperança, simplicidade...

            A Elegância possui atributos que nutrem nossa dimensão espiritual, que tornam melhor nossa vida interior e de relação, que favorecem nosso caminhar para patamares mais felizes, mais altos.  Por isso ela faz parte das nossas necessidades mais altas, necessidades de seres espirituais que somos.

            Viver com Elegância é procurar ser gentil e ético, consigo mesmo e com os outros. É procurar cooperar, ser solidário...
- é procurar ser respeitoso, ser verdadeiro, honesto...
- é buscar a tranqüilidade, estar calmo, não atropelar, ouvir-se, ouvir...
- é falar sem gritar, é sorrir para as pessoas (não das pessoas)
- é defender o ausente, em vez de criticar e debochar!
- é buscar educar nossos pensamentos e atitudes para estar em sintonia com uma ética amorosa, marcada pela gentileza, pela delicadeza, pelo cuidado, pela atenção...

            O quanto conseguirmos vivenciar esses atributos, o quanto conseguirmos “caminhar” com Elegância, certamente, traremos serenidade, simplicidade, suavidade, leveza, à nossa vida, ao nosso pedacinho de mundo.