Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

PACIÊNCIA



              Existem vários aspectos de nossa vida onde, às vezes, é gritante a necessidade de Paciência. Como exemplo, preciso de muita paciência para lidar com os desafios de viver numa época tão “moderna e tecnológica”!
 - Paciência, quando quiser ou precisar me comunicar, para serviços ou não, com entidades com nome, mas sem rosto, sem dono, sem responsável...
Sou instada a falar com máquinas ou pessoas quase robotizadas que repetem continuamente o que lhes ensinaram, sem nos ouvir jamais...                 - Paciência com as “redes” que caem; com o tempo de vida que se “perde”, esperando em vão, esperando...
 - Paciência com o equívoco de se pensar que liberdade é vivermos, cada um, “conforme as minhas conveniências”, com esperteza, sem respeito, burlando as mínimas regras necessárias à convivência, gerando a anarquia, o caos, que, afinal, nos aprisiona a todos!
 - Paciência por só poder ficar tão pouco com as pessoas mais queridas, por não sobrar tempo para conversas e carinhos, por não ter como alcançá-las, alheias que estão, sempre jogando, navegando...
 - Paciência com esse viver sempre correndo para várias atividades, sempre prisioneiros do trânsito, da televisão, das “redes”, sempre atentos aos estranhos, a perigos de todo lado...
 - Paciência (e espanto) comigo mesma, que também optei por esse consumismo bobo, por esse modernismo de serviços e tecnologias de última geração que “tudo fazem”, mas nos obrigam, quando eles “não fazem”, a ficar reféns de “serviços”, que só nos prestam desserviços, que nos ignoram, nos irritam... Paciência comigo mesma, que, assim, optei por uma vida que se complica e que vou ajudando a manter complicada na medida em que faço parte e participo de tudo isso... Paciência porque optei por um estilo antinatural, que detesto, mas aceito, ao deixar-me ficar submetida às mídias, ajudando a perpetuá-lo às novas gerações.

            Não posso modificar o mundo ou a minha época, hiper inflacionada de novidades tecnológicas e tão desumanizada. Mas posso tentar, na medida do possível, ir-me tornando menos participante, buscando ser mais simples e humana no meu caminhar – com Paciência e Atitude!

Não sou vítima do meu tempo! Não é por acaso que aqui estou. Nada é por acaso e, certamente, há um Propósito Maior para eu estar Aqui e Agora. Qual a minha participação em tudo isso?  O que posso modificar em Mim? O quanto posso simplificar na minha vida cotidiana? O quanto não posso?

            Depois da irritação, do desabafo, das lamúrias e das indignações, é importante que eu me faça esses questionamentos! E acredito que, como tudo e todos evoluímos, aos poucos descobriremos, mais e mais, o valor da Simplicidade e a gostosura de Compartilharmos “ao vivo” a nossa humanidade.