Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

TUDO PELA “CAUSA” !


           Qual é a minha Causa? E a tua Causa? Orientar a Família? Cuidar da Juventude ou da Infância ou da Velhice? Proteger os Animais ou a Natureza? Lutar pela Liberdade? Servir a uma Ideologia? Levar a Palavra? Salvar o Outro?... Tantas são as Causas quanto os Homens!

Mas precisamos estar atentos a nós mesmos! Tudo pela Causa! Tudo o quê? Vale tudo? Os fins, a nossa Causa, se sobrepõem ou justificam qualquer meio?

As causas pelas quais vivemos e lutamos, acabam por significar para nós uma missão de resgate e salvação, do Outro e do Mundo. Elas nos empolgam, nos mobilizam, nos subjugam, nos exaltam... Exaltam nossa própria importância, podendo ratificar nosso orgulho e favorecer nossa vaidade. Passamos a acreditar e a nos ver como os que se sacrificam pela “salvação dos outros”. Sentimo-nos indispensáveis, únicos à preservação da luta. Muitas vezes, tornamo-nos reféns de nossas causas e cegos ao modo como as conduzimos ou como nos conduzimos nelas.
Perdemos, ou nem chegamos a adquirir, um olhar interior para vermos com que crenças ou sentimentos nos entregamos às nossas lutas.

            “Tudo vale a pena, se a alma não é pequena”.
Como está minha alma nesse caminhar? Consigo entender que a primeira e principal Causa de minha vida sou Eu, minha alma caminhante, meu  despertar espiritual, minha libertação interior?
A partir desse desvelo e atenção constante e amorosa com meu mundo interior é que posso me dedicar aos desafios e questões de minhas outras causas.  Só assim, com Verdade e Generosidade, posso executar as tarefas missionárias que minhas causas exigem. Preciso ter Humildade para me examinar e preparar interiormente e então me dedicar, com gentileza, carinho e respeito ao mundo exterior, às pessoas e aos ideais.

            A Grande Causa somos nós mesmos. Caminhamos depois para aqueles que a vida colocou bem próximos a nós, para os menos próximos, até para os mais distantes... transbordando, numa cruzada de dedicação, às várias formas de Servir e Compartilhar em nossas outras causas.
Não posso perder esse foco e entrar num processo de auto-engano, de perder-me de mim.

“Tudo pela Causa” que me foi confiada por um Poder Amoroso Maior: Conhecer-me, cuidar-me, transformar-me – para bem servir a outras Causas!