Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

COM GENTILEZA, POR FAVOR


            Por que somos, tantas vezes, tão malcriados, impacientes, grosseiros, desatentos, indelicados, críticos duros, até agressivos, com nossos pais?    Será porque temos tanta certeza do amor deles por nós?

            Por que somos, tantas vezes, irônicos, possessivos, maldosos, mentirosos, críticos arrogantes, cobradores impiedosos... de nossos companheiros, companheiros que escolhemos para amar?  Será porque confundimos “intimidade total” com “posse eterna”?

            Por que somos tão possessivos, “sem cerimônia”, críticos constantes, agressivos... com nossos filhos? Será porque confundimos “amor maior” com permissão para invadir, “torcer” e “descascar”?

            Por que gritamos, competimos, manipulamos, queremos derrotar e ter sempre razão com as pessoas que mais amamos?  Será porque amar é “assim mesmo”? Será por isso que somos tão educados e respeitosos somente com os estranhos, com quem não amamos?

            E por que aceitamos, também, todo um tratamento tão grosseiro, indelicado, pouco gentil , desamoroso,  tantas vezes humilhante...  de nossos filhos, companheiros, dos familiares mais próximos e queridos? Tudo que fazemos, acabamos também recebendo!  Será mesmo, então, porque acreditamos que amar é invadir, desrespeitar, lutar com quaisquer armas para cuidar e manter a “posse” daqueles que amamos?  Será que achamos tudo “normal” e por isso entendemos que “amar é sofrer”?

            Aprendemos e ensinamos esse amar “normal”, mas que certamente não é natural! Natural é que se trate gentilmente com gratidão, paciência e respeito aqueles que nos receberam e, pacientemente, nos protegeram e acompanharam...  Natural é que gentilmente amemos o Outro pelo que ele é não pelo que queríamos que ele fosse... Natural é que o amor aos “nossos escolhidos” se construa gentilmente com paciência, honestidade, firmeza, respeito e generosidade, mesmo enquanto as fantasias da paixão vão se diluindo no cotidiano... Natural é acompanhar gentilmente os filhos, abraçando com cuidado para não prender, desqualificar, cobrar, sufocar... Natural é que meu amor cuide gentilmente, com alegria e carinho e meu falar transmita tudo isso...

            Essa é a natureza do Amor! E ela precisa ser revelada, a cada momento, na gentileza com que trato aqueles que amo!  E como é difícil deixar o normal e buscar o natural de amar! Mas vale a pena, porque um nos maltrata e afasta e o outro nos traz a gostosura do bom encontro – alegre, confortável, confortante, doce...

É isso!  O amor é leve, suave, elegante, gentil...!


Com gentileza, por favor!  Com gentileza, por Amor!