Pesquisar este blog

domingo, 23 de novembro de 2014

NECESSIDADES E NUTRIÇÃO


            Somos criaturas caminhantes e necessitamos de nutrição para a caminhada.
Nossa dimensão física necessita de água/ar/alimentos, limpos e sadios, na quantidade suficiente, com qualidade e sabor. Também necessitamos fisicamente de descanso e de atender a nossos anseios sexuais. São nossas necessidades básicas de sobrevivência física.

            Mas também precisamos de nutrição em nossa dimensão  psíquica/racional. Necessitamos de auto valorização, de encorajamento de nossas potencialidades, do reconhecimento de nossa unicidade ao mesmo tempo em que precisamos nos olhar com igualdade, em respeito à nossa dignidade de seres humanos portadores da centelha de Deus. Nossa mente racional  se nutre com a aquisição de novos saberes, buscando espaço  para novas perguntas, com o estímulo à busca de respostas próprias, com a abertura para a troca que enriquece.

            Nossa dimensão afetiva e de relação se nutre na troca amorosa com ternura, carinho, no acolher e ser acolhido, no abraço, no toque, no sorriso, no dizer e ouvir de Amor. Ela funciona como uma antecâmara de nossa dimensão espiritual, que requer nutrição mais sutil, diferente daquelas a que estamos acostumados em nosso mundo materialista, agressivo/competitivo.

Nossa dimensão espiritual é/tem uma ligação direta com nossa origem de Luz e para ela temos necessidades mais altas, necessidade de vivermos e de nos nutrirmos com os valores e  os princípios mais altos do Amor.
- necessitamos de Justiça, de sermos justos, mais do que a delícia de vermos a justiça no mundo ou a revolta com a injustiça do mundo.
- necessitamos de Verdade, de sermos verdadeiros/honestos conosco mesmos e com o mundo.
 - necessitamos de beleza, de buscar “ver” o belo em nossas interações conosco mesmos, com pessoas, com o mundo... De escolher o belo em vez de brigar e nos fixar no sujo/feio, que parecem nos aprisionar em tristeza/revolta , que nos deprimem... De fazer a nossa parte , favorecer a visão e construção belo, material ou não, em nós e na natureza da qual fazemos parte... Ver e sentir a beleza nos nutre a alma!
 - necessitamos de Ordem, de organizarmos nosso espaço interior , nossas ideias, nossos sentimento... e naturalmente, nosso espaço exterior. A “bagunça”, o caos, nos sugam energia.
- necessitamos nos nutrir buscando viver a Bondade, a Generosidade, a Compaixão, a Gentileza... conosco mesmos/mundo , em vez de reclamá-los ou querer ensiná-los ao mundo.
- necessitamos nos sentir nutridos pela Paz interior, que só pode nascer da Aceitação do que sou/fui, do que são/foram os outro e  do Perdão...
- necessitamos nos sentir Aqui/Agora para desfrutarmos da nutrição especial da Alegria de Sermos/Estarmos vivos.

            Nesse nosso mundo tão objetivo/prático/material só nos sensibilizamos com a desnutrição ou a obesidade e doenças físicas. Estamos, também, obcecados por nos “empanturrarmos” de saberes/informações, que nos saturem de poder/dinheiro/prestígio e razão. Queremos até cuidar e fazer doações materiais/intelectuais aos mais necessitados, mas somos, nós mesmos, seres bastante subnutridos, de afeto e espiritualidade. E essa dor, essa falta de nutrições mais altas, nos agonia, nos confunde/assusta e nos mantém em estado primário, violentos/ agressivos, arrogantes, vaidosos, em eternas disputas, inconscientes de nossas próprias carências.

            Não há soluções práticas/materiais para essa carência. Essa nutrição “mais alta”, nós não podemos comprar, tomar pela força, receber como doação. Essa é uma carência interior e só nós mesmos poderemos suprir essas nossas necessidades. Só devidamente nos nutrindo nesse nível é que podemos melhor entender, sentir e respeitar as carências dos outros e então chegar a eles como iguais.

            Preciso estar atenta: Como estou nutrindo minhas necessidades, em todas as minhas dimensões? Com excesso ou carência? Cuidar de mim é minha responsabilidade.