Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2015

AUTO-IMAGEM




          Que imagem tenho de mim? Como me “vejo”, como me “acho”? Nós nos sentimos como aprendemos a nos ver - como  heróis ou vítimas, bons ou maus, inteligentes ou “burros”, competentes ou incompetentes, bonitos ou feios... Podemos ter uma auto imagem positiva ou negativa, uma baixa auto imagem , uma alta auto imagem ou uma real e tranquila auto imagem!

            Essa percepção que fomos formando de nós mesmos se fez  pelo que ouvimos de positivo ou negativo, com reforço constante desde a infância, pelas experiências que vivemos e pelas características inatas que trouxemos... E essa auto imagem nos conduz pela vida...

            Uma auto imagem baixa pode se formar pela constante críticas aos nossos erros ou defeitos, mesmo que seja com a  amorosa preocupação em consertá-los. Também se instala em nós pela superproteção familiar, que nos faz sentir incapazes, menos/menores, incompetentes para lidar com os nossos desafios. E como dói nos acreditarmos inadequados para as situações de nossa vida!  Como dói e envergonha acreditarmos que todos nos vêm assim!  Como é triste e perigoso induzir os outros a nos verem assim! Uma auto imagem baixa nos derrota sem luta, porque nos  desmotiva e impede de tentar, de ousar, de bem viver... Ela nos induz a nos aprisionarmos em máscaras que disfarcem nossas “incompetências”, quando tentamos ser aceitos ,ser aprovados, ser valorizados ou nos mantém como vítimas humilhadas e submissas, quando nos acomodamos e buscamos achar quem nos cuide.

            Já uma auto imagem ALTA, distorcida, irreal, também nos aprisiona no auto engano do orgulho, na fantasia de nos sentirmos superiores, de sermos super, sempre “os mais”... Mesmo sob uma capa de falsa modéstia e humildade, tornamo-nos arrogantes, vaidosos, competitivos, sempre prontos a julgar, a ensinar, a não ouvir... porque nós” somos mais”! Como tudo isso nos isola, nos distancia e nos impede de crescer!

            Uma boa e real auto imagem, em constante construção e transformação, baseada em auto descobertas e aceitação, nos tranquiliza e infunde confiança para viver, diluindo aos poucos, um dia de cada vez, as distorções de imagem que trouxemos da infância, de nossas relações ou de nosso caráter. Para essa construção individual precisamos nos tratar com honestidade, carinho, perseverança, paciência...

 Essa boa e verdadeira auto imagem se baseia na serena crença/certeza que, se ainda temos dificuldades, se ainda somos o que somos, temos também uma Força Interior Sagrada, um potencial divino,  que nos permitirá qualquer superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.