Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

O TEMPO É AGORA !




            O tempo sempre é agora!  O que passou, passou! O futuro é pura especulação!   Não podemos ser apenas um campo de memórias que nossos pensamentos vão visitar para nos fazer sorrir com nostalgia ou para chorarmos para sempre as mesmas dores!  Também não podemos aprisionar nossas vidas em um porvir risonho, imaginado e tanto esperado, ou em um trailer ameaçador e sombrio!

            Na verdade, transitamos das lembranças às ameaças, num frenesi contínuo e corrido de pensamentos incontidos, que nos aprisionam em sentimentos intensos e controversos e controlam nossos comportamentos. Ficamos indefesos, à mercê de um mundo virtual que criamos! Parece que temos vocação para o absurdo ou para a agonia!  E, enquanto isso, a vida se esvai...

            Nosso passado, como Espécie e Pessoal, foi sempre palco de conquistas, de disputas, de submissões, de revanches... desde as mais remotas lembranças. Muito sofremos, choramos, nos queixamos, acusamos... mas tão pouco aprendemos! Os erros pareciam sempre pertencer aos outros: outras pessoas, outros povos, outros tempos... Talvez por isso todos os erros estão sempre se repetindo ao nos defrontarmos com os mesmos desafios.

            Hoje, como em outras vezes, em diversas épocas, muito ouvimos, pela ciência e por diferentes tradições religiosas, falar de duras premonições acerca de tempos difíceis, dessa época de “fim dos tempos”, de “tempo esgotado”.  De um tempo terrível, que sentimos cada vez mais próximo de nós, através dos noticiários de guerras, corrupções, catástrofes, doenças... Nós nos assustamos, evitamos pensar, queremos desacreditar, lembrando de outros “anúncios” que não se concretizaram, mas continuamos a pensar, hipnotizados pelo medo...  

            No entanto, o que temos de certo e real são os desafios do hoje, em nosso Agora!  Só o que temos para nos “salvar” das lembranças dolorosas ou do medo angustiante de um futuro tão obscuro, é a atenção com o Agora.  Mas como lidar com os pensamentos recorrentes, teimosos, mais do que habituais, que nos dominam? Pensamentos que se tornam os senhores de nossa mente, que nos subjugam, que maldosamente se nos impõem... Pensamentos que nos fazem “sofrer a vida” em vez de apenas aprender com ela e a desfrutarmos? 

 Para esses “senhores maldosos” de minha mente, preciso de muito Boa Vontade comigo mesma, muita Paciência, Disciplina e Persistência! Não brigo com esses pensamentos! Jamais brigo com o meu ego teimoso!  Tento não alimentá-lo tanto com notícias agressivas ou dolorosas, faladas, filmadas, escritas... Apenas desconsidero a insistência dos pensamentos que me causam dor e  anulo-os, ocupando-me com o Agora! Abandono a pré/ocupação, apenas me ocupando com o Agora, com o que estiver acontecendo no momento: desfrutando os sabores de alimentos, das relações, da música, da natureza... Vivenciando o amargor dos momentos de perdas... Procurando manter-me  atenta aos detalhes de tarefas, coisas, pessoas...  E se “eles” voltarem, e voltarem, para o passado/futuro? Eu, paciente, persistente, busco trazê-los de volta ao momento! E quando, ainda,  não estou conseguindo? Através de uma oração, peço ajuda à Força Sagrada que me habita para Soltar-me e Entregar-me...  É assim! Funciona!  “Um momento de cada vez!”

Real é o que eu posso, Aqui/Agora! É meu momento! Preciso vivê-lo de forma amorosa, verdadeira, intensa... Atenta sempre às possibilidades de respeitar, acolher, descobrir... Aceitar  cada instante, chorar a dor do momento e curtir o que a vida me traz de bom, ocupar-me...    Os novos desafios  que a Vida me trouxer, vou buscar vivê-los -  Agora.  Não existe magia, química ou religiosa, para enquadrar minha mente delirante e angustiada! Sou Eu, com a ajuda de um Poder Superior!  Sou eu, o senhor de minha mente, o responsável por meu mundo interior!

Um viver simples e amoroso em cada Agora, me constrói e prepara  para qualquer amanhã, para qualquer tempo.  

Preciso repetir e compartilhar o que acredito, para reforçar minha determinação na permanência no Aqui/Agora!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.