Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

O PRÁTICO E O ESPIRITUAL




          A vida agitada em nosso mundo materialista, apressado e competitivo nos solicita e oferece soluções e atitudes cada vez mais práticas.  Prático é tudo que nos facilita, o que nos dá menos trabalho, o que nos poupa esforço e tempo. Prático é o que nos permite performances cada vez mais rápidas e melhores e nos leva a buscar novidades cada vez mais práticas, em busca de resultados cada vez melhores! Afinal, corremos em círculo, vivendo num mundo de comparações e resultados. Precisamos superar tempos e metas, precisamos vencer os nossos próprios limites e aos outros. Precisamos ganhar tempo... Para que?    Por que?

            O que fazemos com o tempo economizado? Rapidamente o preenchemos com novidades ainda mais práticas, numa corrida sem destino e sem sentido pela vida, que se vai escoando rapidamente ante nossos olhos distraídos dela, de nós mesmos, do que poderíamos desfrutar!  Corremos sempre, cada vez mais apressados, sem responder, sem “ver ou escutar”, sem compartilhar, sem lembrar, sem saborear...  Buscamos em todos os aspectos “receitas de liquidificador”, relações de todos os tipos apenas “corridinhas”, práticas...  Na verdade, parece que estamos sendo consumidos pela voracidade de um mundo frio, insensível, desamoroso, prático...

            Acredito que não somos felizes nesse mundo tão moderno, tecnológico e de tanta praticidade. Tornou-se um viver mecânico, otimizado pela ciência, mantido pela necessidade egóica de acumularmos  o poder, o saber, coisas e vencer. Parece existir, até nos mais jovens, uma nostalgia de um viver já esquecido ou talvez, para alguns, sequer conhecido, porque o que é muito prático apenas serve ao mundo das produções em série, dos robôs, das máquinas, dos “super heróis”...

            Mas “com gente é diferente”!  Tudo isso, tão prático, nos encanta, como à crianças curiosas e deslumbradas, mas não sacia nossa humanidade, não nos nutre como Seres Espirituais. Precisamos nos ancorar no Aqui e Agora, assimilar, trocar, tocar... para podermos elaborar, criar e desfrutar tudo que nos faz felizes. Precisamos parar para podermos colorir nossos momentos com gentileza, carinho, delicadeza, paciência, compaixão, bom humor... Precisamos de tempo para uma nova escuta, para um novo e sensível olhar, para nós mesmos e para os outros. Para podermos trazer gostosura à nossa vida, às nossas relações, porque Espiritual é participar e compartilhar, sem a preocupação da pressa ou de criarmos mecanismos práticos para sermos “vencedores” ou “ganharmos/matarmos” tempo. O Espiritual não exclui, mas não prioriza, os aspectos práticos que facilitem nosso dia a dia.  Mas os aspectos espirituais é que são os essenciais à nossa felicidade.

 Prático é o que satisfaz minha dimensão física e egóica. Espiritual é o que traz cor e beleza à essas dimensões e nos nutre em outras dimensões como um Ser Maior e  mais complexo que somos. Prático é o que busco no Mundo e para o mundo. Espiritual é o que busco de melhor em Mim e compartilho com o mundo. 

Um comentário:

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.