Pesquisar este blog

sábado, 10 de setembro de 2016

O MEDO E A FÉ




          O medo nos acompanha desde o início de nosso despertar como seres vivos. Nosso medo decorria, a princípio, de nosso instinto de sobrevivência. Temíamos as perdas dos alimentos, dos companheiros do grupo humano, que nos defendiam e acolhiam, do nosso lugar no grupo... O medo nos paralisava  para a morte ou nos impulsionava  para sobreviver. Mais adiante, no despertar de nossa racionalidade, passamos a usar nossa mente mais elaborada para responder, cada vez com maior sofisticação, às velhas ameaças do mundo, já agora bem mais diversificadas, tentando sempre neutralizar o medo das velhas perdas: Perda de poder, de status, de valor, de amor... Perda do convívio com quem amamos e que pensamos “possuir”, perda de nossa saúde, de nossa razão, perda da vida física, medo de nossa finitude...

            Racionalmente, procuramos entender as questões que a vida nos traz e lutamos para superá-las com todas as nossas armas - físicas, materiais, mentais, afetivas... Tentamos afastar o medo, tentando derrotar os desafios, mas, enfim, muitas vezes, somos confrontados com nossa impotência! Ficamos, então, paralisados pelo medo mais imediato da perda e dilacerados pela dor.  Nosso orgulho, nossa vaidade de seres racionais, nossa sensação de poder, de ter, de mais saber -  tudo se esboroa  e, humilhados e assustados, verificamos que nada nos resta nesse nível racional e material para lidar com a dor e com esse medo recorrente que nos envolve.     

 Se a força física não pode, se a mente/ego não pode - quem pode? De onde virá a saída, a força, a defesa para nosso impasse de medo e dor? De onde virá a ajuda? Nosso ego, apequenado sob a pressão de tanta dor, se flexibiliza, transforma humilhação em humildade e se abre para caminharmos em direção a um novo patamar de nós mesmos, buscando um novo Poder, não mais físico, material ou racional, Indo para mais além, em direção a um Poder Espiritual! Mas onde buscá-lo? Lá longe, nos montes, nos céus físicos ou astrais, nas pessoas, nos livros...? Aos poucos, descubro que posso me conectar com essa Dimensão Superior Amorosa em todos esses lugares fora de mim, mas essa conexão  só pode ser plenamente sentida a partir da vivência da minha espiritualidade, da vivência interior da essência amorosa de Deus em suas  tantas facetas. 

            Quando Solto-me das razões e lutas do ego e Entrego-me a esse Poder Luminoso sinto, então, que faço parte de Algo Maior. Sinto que esse Poder Maior me pertence e que eu pertenço a Ele.  Descubro que, a cada novo desafio, a cada novo medo e cada nova dor, é da certeza dessa Pertença que virá a força para afugentar meu medo e me deixar seguir...   Quando acredito, ponho toda minha Fé nesse Poder Superior ao qual me entrego ,e então,  sinto-me acolhida, consolada e invadida por uma maravilhosa segurança interior.

 Distraída pelo mundo, ainda que não consiga manter essa entrega por todo tempo, tenho a oportunidade, a cada novo desafio que me amedronte, de encontrar meu refúgio e força na Fé nesse Poder Maior Amor.

5 comentários:

  1. Super gratificante receber explicações tão verdadeiras sobre varios tremas de autoajuda

    ResponderExcluir
  2. A substituição do medo pela fé. Que grande exercício..., viver sob a força do presente somente, quero dizer, existir só por 24h. Para mim, a maior prova de Fé! "Olhai os corvos: eles não semeiam, nem colhem, não têm celeiro nem depósito; mas Deus os alimenta..."

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.