Pesquisar este blog

sábado, 14 de janeiro de 2017

EM BUSCA DA BELEZA




          Será que acreditamos que ainda existem “flores”, que ainda existe Beleza em nosso mundo? E que a Beleza se expressa nas coisas, nas pessoas, em nossos pensamentos, sentimentos e atitudes?     Será que sabemos que a Beleza é uma das necessidades mais altas e pungentes do ser humano?  E é por isso que precisamos, desesperadamente, buscar as “flores”, a Beleza, em tudo e todos que nos cercam...

            Hoje, muitas e tantas vezes, nos vemos cercados e aprisionados por uma neblina ameaçadora e escura ou num deserto frio e árido ou em meio a raios destruidores que a tudo e todos atingem ou em meio a trovões e gritarias que nos confundem e amedrontam. O mundo (nações, povos, famílias...) parece estar sob ataque! Sob a ameaça da cobiça, do feio, da força, do deboche... Sob ataque do mal! E todos se defendem e todos atacam!  Em nosso medo, em nossa pretensão e prepotência queremos derrubar o mal e os maldosos/errados. Na verdade, só vemos o mal lá fora, porque o que é ruim parece estar sempre nos Outros! Tomamos partidos, vigiamos, julgamos e perseguimos os “Outros”. “Nos nomeamos” juízes, nos sentimos “donos da verdade”, investigadores do mal e justiceiros no mundo que nos cerca.,  Só que, para isso, precisamos ficar ligados, focados, todo o tempo, na feiura do mal! 

Ficamos, assim, desnutridos de nossas necessidades mais altas de Beleza, Amor..., Sentimos nosso mundo interior ficando cada vez mais escuro, deserto, sem cor, sem bondade, sem alegria espontânea, sem gostosura, sem doçura, sem vida... E tornamo-nos, cada vez mais, duros, secos, agressivos, aguerridos, desconfiados, impacientes.... Não nos permitimos ternura, abertura de coração, um olhar diferente para o mundo...

Hoje, sinto que preciso dar um basta nesse olhar exagerado, doentio e destrutivo para o mal. Ele existe, mas não pode me possuir e aprisionar. Basta de procurar saber do mal, basta de notícias que nos trazem sobre o mal e os maldosos... Notícias constantes, ao vivo, em tempo real, numa “overdose” doentia que nos envenena dia a dia.

 Entendo e sinto que preciso buscar o verde, as cores, as flores, as muitas formas da Beleza em coisas, em situações e em pessoas, que me cercam. Preciso buscar notícias de generosidade e dos generosos, da verdade e dos honestos... Preciso saber dos solidários, dos compassivos, dos otimistas, dos corajosos, dos amorosos... Preciso manter meu coração aberto para o potencial do Bem em cada um, mesmo quando ainda muito encoberto. Preciso decidir ver a Beleza que existe, mesmo escondida, nas sujas e tristes paisagens urbanas. Preciso buscar as estrelas, até esquecidas num céu tão pouco visto, em vez de me ligar no lixo das ruas. Preciso ver e experimentar a Beleza da compaixão, do bom humor e tolerância com as pequenas fraquezas humanas, com estranhos e com os muito íntimos. Preciso me nutrir com a Beleza expressada nos valores espirituais de que todos somos portadores.      Há que ser uma busca paciente e perseverante, com a grande  dificuldade de quem já está condicionado à feiura do mal existente no mundo. Mas vale a pena, mesmo com recaídas!

 Precisamos da beleza das “flores”! Só assim poderemos também florir como pessoas, só assim poderemos dar bons e saborosos frutos, só assim poderemos ser felizes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.