Pesquisar este blog

domingo, 8 de outubro de 2017

O QUE FAZER ?




Tudo parece tão confuso! Nessa confusão, fica maior o medo e maior a agressividade...  Quando tudo vai mudar? Como mudar?  Quem deve mudar? O que mudar? O que fazer?!

Mudanças são eternas. Existem desde sempre em cada um de nós e em todo o universo do qual fazemos parte. Não dá para entender e enumerar esse sempre, esse tempo eterno.  Chegamos num mundo em mudanças, passaremos rapidamente por ele e o tempo e as mudanças continuarão. Nossa passagem aqui é tão curta! Como querer entender e assistir as grandes mudanças  que ocorrem em pessoas, grupos, sociedades... na humanidade?  Apesar de nossa ansiedade e desejo de ver resultados, tudo segue um tempo, um longo tempo. Tudo continua em eterna transformação... E então, o que fazer hoje?

O que me cabe é fazer, a cada momento, a minha parte! É uma parte ínfima, tão simples, mas é o que realmente posso, e é única e imprescindível para as grandes mudanças. Fazemos parte de um Todo e ele se transforma a partir de cada um de nós e das transformações que compartilhamos. Não adianta ter pressa, ansiedade pelos resultados. 0 tempo é eterno... mas ele não corre em vão!

A mudança em mim, em meio a tantos conflitos e disputas materiais, passa pela busca de outros valores, que não sejam só os do ego, não só os da mente racional, condicionada e intelectualizada, não só a busca incansável para saciar nosso materialismo e nossos instintos físicos... Esses valores se esgotam, nos esgotam e não nos nutrem... sem pensar que logo tudo deixaremos em nossa contínua peregrinação pela Vida.   Nossa mudança começa justamente por um anseio diferenciado e  por incorporar outros valores, que possam alimentar níveis mais altos de nós mesmos – nossa dimensão espiritual - honestidade, compaixão, justiça, alegria, beleza, solidariedade, generosidade...

Só a vivência  em  mim, e em cada um de nós, desses valores, poderá legar àqueles que amamos e àqueles todos que compartilham conosco essa “viagem”, próximos ou desconhecidos, distantes, um mundo cada vez melhor, mais amoroso. Essas tentativas de mudança individual, ainda que frágeis  e  trôpegas, mesmo ironizadas, desdenhadas, rebarbadas, tornam-se marcantes e permanecem como sementes... A princípio parecem perdidas, ainda escondidas, mas que, em algum momento cairão em “terras” mais receptivas, fertilizadas pelas dores do modelo antigo.

Somos frutos da Árvore da Vida, depositários de suas sementes sagradas. Ao cuidarmos de nós mesmos, nos transformamos em semeadores... É assim que as mudanças vão moldando-se e transformando sociedades e a própria humanidade... Humildemente, deixemos a pretensão imatura de querer apressar o tempo dos Homens, de querer consertar o Mundo ou vê-lo consertado em nosso curto período de passagem por aqui.              O que fazer?   Fazer a minha parte, o que posso, Agora e a cada momento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.