Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2018

FACILITAÇÃO E AJUDA



          São termos usados naturalmente, quase como sinônimos, assim como cuidar... Em nossas relações mais próximas, queremos sempre facilitar a vida de quem amamos. Facilitação tem a característica de ação prática, rápida, eficaz, para superar as dificuldades do Outro com os desafios de sua vida, criados ou não por ele mesmo. O que nos move é o ego, com suas crenças, seu amor possessivo, seu controle... Acreditamos que somos responsáveis pelo Outro, por suas escolhas, suas falhas, pelo resgate de sua vida e felicidade. Amamos e queremos ser amados. Precisamos mostrar eficiência em cuidar deles, salvá-los...
          Muitas vezes tomamos essa atitude de proteção e resgate desde a infância de nossos filhos e continuamos pela adolescência e vida adulta! Não queremos que se frustrem, que se machuquem, sem perceber, talvez, que dificultamos seu crescimento e a descoberta de suas possibilidades. Acreditando, também,  em sua “incapacidade” de resolver seus desafios, tomamos a frente das situações e nos dispomos a resolvê-las. Afinal, nós sabemos o que é melhor para eles!   Com os mais idosos, que tanto amamos, também tomamos a atitude de facilitador, condenando-os à inatividade e a “um resto de vida” sem sentido, rotulados que ficam como inativos, incapazes...
            Quando somos facilitadores sentimo-nos protetores, generosos... Não percebemos que nossos “cuidados” são invasivos e acabam por sufocá-los, atropelá-los. Nós assim nos sobrepomos a eles, abafando-os, anulando-os, humilhando-os. Não notamos que nossa facilitação está dizendo:  “Eu sei mais, sou melhor! Você é menos, é incapaz... Você não pode, não consegue!”   Nosso ego sente-se poderoso, nossa vaidade cresce por sermos fortes, generosos e reconhecidos. Mas para manter todas essas atitudes, lutamos, nos cansamos, nos vitimamos, cobramos, magoamos e nos magoamos...  No Outro, essa constante facilitação alimenta o medo, a insegurança, a menos valia,  a raiva, a acomodação, a manipulação...  A Facilitação é o boicote da vida do Outro, apenas para evitar que soframos com suas dores!
             E a Ajuda? Para ajudar preciso entender e respeitar os limites entre mim e o Outro.  A ajuda é um gosto e uma necessidade da Alma. Ela se revela a partir do Respeito ao Outro e  na disponibilidade discreta, sem exagero, amiga. Ela se faz sentir na sensibilidade que escuta, no carinho do toque, na presença...  A Ajuda é o Amor respeitoso que não invade, que se nutre de Verdade, que não aceita manipulação, que segura a ansiedade e o medo de sofrer pelo Outro, que apenas coopera, que espera com respeito o seu tempo e se mantém confiante no caminhar do Outro.
             Facilitar é fácil, principalmente quando “não me custa”. É regido pelo Ego e seus valores materiais e imediatistas.Ajudar é de outro nível. É regido pelos valores espirituais do  Amor.
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.