Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de abril de 2018

I N S Ô N I A



          Noites de insônia... Como nos maltratam! Horas que não passam, dia que não chega, manhãs que não clareiam, trazendo luz para espantar a escuridão que me oprimia, que me aprisionava em pensamentos dispersos, saltitantes, confusos, desorganizados  ou insistentes, recorrentes, fixados...  Não há descanso, relaxamento, esquecimento.
         São situações e problemas que voltam, pensamentos insistentes que se impõem e exigem que achemos as soluções – problemas no trabalho, nas relações mais amplas, na família. E nos revolvemos em agonia, querendo achar o sono, uma fuga, um descanso.
          Tentamos pensamentos diferentes e acabamos presos em lembranças... Algumas boas lembranças, que nos trazem saudade, nostalgia, lágrimas aos olhos, que entopem nosso nariz e mais dão mais desconforto ao corpo.   Ou tristes lembranças que nos fazem reviver muita dor, que nos açoitam, indefesos! Ou ainda lembranças ruins de lutas passadas, de erros, culpas, mágoas, vergonhas, raivas...
          Fugimos das lembranças e nos vemos assustados com pensamentos de possíveis perdas e problemas futuros...  Às vezes, conseguimos fugir para boas fantasias, sonhando acordados com situações felizes e ali tentamos ficar, tentando nos agarrar às fantasias. Mas a mente malvada, talvez influenciada pela escuridão e pela nossa prisão à noite, nos carrega pelo medo a, de novo, imaginar dores e perigos a ameaçar a quem amamos. Quanta agonia!
          Por fim, mais uma vez olhamos o relógio e, desta vez, misericordiosamente, o tempo deu uma adiantada! Devo ter cochilado entre um pensamento e outro...
         Vou tentar relaxar meu corpo e minha mente. Não vou lutar contra a insônia, porque a luta me mantem acordada.  Não vou lutar contra meus pensamentos teimosos, apenas não vou “responder” a eles. Vou deixá-los soltos e prestar atenção só à minha respiração... Apenas isso, “Mantenha-o simples”! Solto-me e Entrego-me .ao relaxamento e ao sono...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.