Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

EGOÍSMO II



             Egoísmo é fazermos escolhas e tomarmos atitudes levando em consideração, apenas, os desejos e necessidades do nosso ego. É queremos ser felizes a qualquer preço!  Com a desculpa que preciso defender o que é “meu” e tudo que preciso para atender às minhas necessidades materiais, afetivas, intelectuais...  avanço sobre o espaço e as necessidades dos outros! Egoísmo é cuidar de mim, sem respeitar os outros..
            Meu ego defensivo grita que sou dona do meu destino e do meu corpo, sem respeitar se meu caminhar atropela outras pessoas, sem atentar que, em meu corpo (quando mulher), por força da natureza, outra vida está sendo gerada, outra vida depende de mim.
            Meu ego orgulhoso, vaidoso e medroso defende minha necessidade de valorização através da comparação, da disputa e da superioridade aos outros. Egoísmo é precisar ter mais, mais e mais, mesmo à custa do que resta de menos para os outros.
            Meu ego, com medo de ser menos, defende meu  gosto e minha  necessidade de Poder e Comando, submetendo os que estão mais vulneráveis, mesmo quando pareço defendê-los, mantendo-os frágeis e dependentes, podendo assim, eu mesma, parecer mais forte.
            Meu ego, que me cega, aceita explorar o trabalho e a justa retribuição aos mais fracos, fazendo-me sentir  ainda “generosa” por lhes estar dando trabalho! Meu ego abusa dos que me amam, dos carentes e dependentes do meu afeto, em nome do amor e para encobrir  minhas inseguranças...
            Meu ego, que rejeita diferenças e diferentes para melhor se defender, magoa, humilha, ignora, se afasta, discrimina...
Meu ego defende os meus desejos e, ante minha carência afetiva, que acredita tudo justificar, vai à luta pelo “amor”, passando por cima dos sentimentos e vidas de pessoas ou de famílias que estejam em seu caminho. Nosso ego não acredita em respeito ou renúncia pelos outros!
            Egoístas, não queremos ser maus, não queremos humilhar, explorar, prejudicar ninguém, apenas pensamos que vale tudo para nos fazer “felizes”!  Na maioria das vezes nem notamos que estamos atropelando os valores éticos que admiramos.  Ainda acreditamos que somos justos, generosos, humanos... mas, na verdade,  estamos perdendo a noção desses valores num mundo tão egóico, onde a luta e a defesa tudo justificam.   
            Como diziam os antigos: Ele não queria o ser mau, mas botou fogo na casa do vizinho, porque precisava fritar um ovo!
            Não posso modificar o egoísmo do mundo nem julgar ou modificar  os outros, mas posso estar atenta a mim mesma, revendo minhas atitudes passadas  e buscando superar  meu egoísmo a cada dia, atenta às minhas atitudes em cada situação, tentando pensar, sentir e agir com valores de respeito e compaixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.