Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de julho de 2018

PARCEIROS E ADVERSÁRIOS



            Num mundo de egos em eternas disputas, de toda ordem, vale analisar nossas parcerias.  Nesses “jogos” na vida, vale a nossa individualidade, mas estamos atuando, também, sempre em grupo, sempre com companhias...  Escolhemos algumas e as outras, a própria Vida nos trouxe! E nesse “jogo” estamos numa eterna troca de “passes” com os parceiros, familiares ou não.
            Recebemos “bolas” redondinhas, sob medida para nossos braços e corações! É tão gostoso trocar “passes” com parceiros que nos respeitam, que estão atentos aos nossos gostos e possibilidades, que sorriem, que nos estimulam nos desafios e, sempre com gentileza e carinho, que choram conosco  nas derrotas e  curtem conosco as vitórias... Com eles, nos acomodamos e desfrutamos o que a vida nos oferece.
            Mas essa “partida” tem um propósito maior que o mero e alegre desfrute do jogo!   Somos desafiados por situações difíceis ante adversários vários, próximos ou distantes, que em nada nos facilitam o jogo. Éramos parceiros e muitas vezes nos  transformamos em adversários! Agora eles nos mandam  “bolas tortas”, quadradas, enviesadas, em jogadas traiçoeiras... Outras vezes, nos deixam jogando sozinhos, preferindo outros parceiros... E choramos por que “não devia ser assim”!  Ficamos muito magoados, zangados, ressentidos...  Não queremos mais jogar com eles! Queremos expulsá-los desse jogo da nossa vida.
            Mas não somos os donos da bola e nesse jogo, são esses parceiros/adversários que mais podem nos ensinar a “jogar”.  Esquecemos que essa passagem  deve ser apenas um treino para futuros jogos, cada vez mais importantes e mais amistosos! Precisamos estar atentos para a possibilidade de rasteiras, de traiçoeiros dribles, de jogadas agressivas, de fim de jogo... Precisamos entender as características de parceiros e adversários para aproveitar o jogo. Estabelecendo nossos limites a cada jogada, com uma boa visão dos diferentes jogadores, poderemos explorar possibilidades e prosseguir – curtindo o jogo.  Afinal, jogar sozinhos é mais fácil ,embora mais triste e jogar em equipe é mais difícil, mas pode nos enriquecer e trazer muita alegria... A bola está rolando a cada dia. Cabe a cada um de nós aproveitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.