Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

HERANÇAS PERVERSAS

 


           Heranças são transmissões que se fazem de gerações a gerações. Podem ser genéticas, materiais, culturais, familiares...  Heranças que envolvam certezas, estilos, crenças, valores humanos... podem marcar, resguardar, aprisionar ou libertar as gerações. Podem ser muito boas e enriquecedoras ou perversas, que constroem de forma distorcida as novas gerações.

            Estas são as heranças de ódio, heranças malditas! Elas nos prendem a antipatias, desprezos, raivas e até a ódios antigos, familiares, quando nem sabemos ao certo a razão e o começo, sem sabermos realmente o porquê ou por quem. Elas acorrentam as gerações que estão chegando às visões e ódios religiosos, ideológicos, raciais, dos mais antigos, do passado.   São heranças perversas quando nos prendem a papéis familiares ou culturais marcados por outras épocas, papéis fechados, autoritários, onde uns submetem e outros são submetidos.

            Também são Heranças perversas aquelas que nos são impostas pelas mídias poderosas, que destroem tradições e fingem, em nome do “modernismo”, nos liberar dos padrões antigos para nos sujeitar às suas novas distorções familiares e sociais, sem o mínimo cuidado e tempo para que a Família e a Sociedade possam assimilar o novo e poder fazer livremente suas escolhas.

             Heranças perversas são aquelas que perpetuam o mal e o ódio, o deboche, incentivam a separação e a indiferença entre as pessoas, as raças, as religiões, as culturas. Elas não respeitam outras formas de vida, não respeitam os diferentes, os mais fracos...Elas usam seus conceitos distorcidos de força, soberba e competição para criar nas novas gerações os pré/conceitos, que tanto nos separam e nos empobrecem...

            Fica uma reflexão:   Que herança estamos deixando para as outras gerações, dentro das nossas famílias? Estamos alimentando-as com ódio ou com situações de perdão, de tolerância e momentos de carinho, alegria, conforto, valorização, que se transformam em  lembranças marcantes,  marcadas pelos  valores de aceitação, respeito, gentileza, igualdade, generosidade, liberdade...?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.