Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de setembro de 2009

AUTONOMIA COM RESPONSABILIDADE



A aceitação irrestrita com que somos acolhidos na Irmandade nos dá liberdade e encorajamento para começar a pensar, sentir e agir com independência e verdade. Nada nos é imposto ou cobrado, e o programa, apenas sugerido. Não mais o ‘tem que’, o ‘devia’, o ‘bem que você podia’, as expectativas externas sempre cobradas ou o modo de ser, estar e fazer sempre direcionados.
Pela primeira vez, podemos nos sentir livres, donos de nossos pareceres, opiniões, sentimentos e atitudes. Podemos começar a descobrir quem somos e entender que essa pessoa é de nossa total responsabilidade. Antes, sem autonomia, podíamos responsabilizar aqueles que nos conduziam ou cerceavam. Hoje, entendemos que a liberdade de ser e a autonomia no viver implicam responsabilidade conosco mesmos e no modo de estarmos nas nossas relações. Perceber isto é a base para todo o nosso caminhar no programa, bem como para aprender a exercer a nossa autonomia, respeitando a dos outros.
No grupo, nosso campo mágico de aprendizado, exercemos e exercitamos esse tipo de autonomia responsável. Fazemos nossas opções livremente. Para escolher, entretanto, com autonomia e firmeza, precisamos aprender a ouvir com mente e coração abertos, a pensar e reformular pensamentos, formando uma consciência flexível e madura. Esses cuidados devem estar atuantes ao escolhermos nossos servidores de confiança e ao servirmos nós mesmos à Irmandade.
Faz-se importante uma atenção sempre renovada com os reflexos de nossas atitudes e decisões, evitando invadir espaço e funções que não são nossas.
Autonomia com responsabilidade favorece lideranças sadias e cooperação. Ela se expressa de forma clara, firme e assertiva, mas não pode deixar de ser ética – ser cuidadosa com os outros. Nesse tema está implícito o princípio do respeito: respeito a nós mesmos – ao próprio modo de sermos, de exercermos funções, de liderarmos – e respeito aos outros, em igual medida.

Um comentário:

  1. É uma felicidade poder sentir o programa através de suas palavras.Muito obrigada.

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.