Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Honestidade



Nosso programa é de honestidade. Nossa proposta é de foco interno (olhar e escuta interiores); sendo assim, a honestidade faz parte deste Cuidar de Mim. TUDO COMEÇA EM MIM.
A contrapartida da honestidade são a mentira, a manipulação, a omissão, o não me ver, o não me perceber, não me ouvir... Tudo isso até parece mais fácil, cômodo, seguro. Não queremos correr o risco de nos decepcionarmos ( ou aos outros) e sermos talvez desvalorizados, confrontados, esquecidos, desamados.. . Então nos escondemos, usando máscaras variadas. Mas o que nos defende e esconde também nos aprisiona, nos conduz a um eterno desencontro, conosco mesmos e com os outros.
Aqui, depois de corrigirmos nossa rota para a felicidade, descobrindo a nós mesmos e nos entregando a um Poder Superior como companheiro dessa saga maravilhosa, podemos iniciar a incrível jornada de despertar, de reencontro, de libertação. O instrumento que não nos pode faltar todo o tempo é a Honestidade, ainda que, de início, neguemos, nos desculpemos, nos manipulemos.Se persistirmos, um dia de cada vez, a verdade se fará cada vez mais presente, procurada e até ansiada. Já não haverá conforto na mentira, nas máscaras. Mesmo quando ainda as usamos sentimos que, agora e cada vez mais, elas nos incomodam, parecem gritar que qualquer “desculpa” é uma deslealdade a nós mesmos. Ansiamos por nos ver e conhecer realmente, a nos aceitar sem lutas, vergonhas, sem culpas e desculpas, com bom humor, ternura, compaixão, com vontade de superar falhas, corrigir defeitos, valorizando nossas conquistas e potencialidades únicas. Ao percorrermos esse trajeto, sentindo as dificuldades que temos a superar( nossos medos, nossos condicionamentos culturais que nos ensinaram a mentir e sermos desonestos), poderemos ser mais tolerantes e compreensivos com aqueles que ainda não descobriram o poder libertador da honestidade. Não podemos obrigá-los a ser verdadeiros, mas podemos sim, cada vez mais, sermos um referencial de desassombro , de respeito a quem somos,da liberdade gostosa de Ser, de boa vontade na busca de nós mesmos, de perseverança para um Encontro verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.