Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Desligamento Emocional com Amor




Por que é tão difícil? Como se desligar de quem se ama?
Aprendemos a Ser e Estar completamente ligados e dependentes de nossos afetos; aprendemos que somos apenas um pedaço, uma parte, sem brilho próprio, dentro das relações (os outros nos completariam, nos nutririam de valor e amor, iluminariam e dariam significado às nossas vidas); aprendemos a desempenhar nossos papéis sempre atentos para atender às expectativas das pessoas de maior ou menor importância em nossas vidas; aprendemos que tínhamos o poder e, mais ainda, o dever de modificá-los, salvá-los, fazê-los felizes. Tivemos tanto medo de fracassar, de não sermos merecedores do amor e valor que buscávamos que vivemos uma luta inacabável pela posse e controle daqueles que amávamos. Luta onde, por amor,vale tudo: mentir, invadir,deixar-se invadir, controlar, conceder demais, cobrar sempre, não perder jamais... Aprendemos a amar assim: misturados, plugados, ligados todo o tempo naqueles que amamos. O E o que mais nos causa confusão e dor é constatar que quanto mais nos esforçamos para continuarmos ligados mais nos afastamos, desencontramos, caminhamos para o abandono, para o desligamento Sem Amor ou, às vezes, para a busca de novos amores – para começar tudo de novo; quanto mais falamos, orientamos, cobramos, discutimos – menos nos ouvem; quanto mais manipulamos (“para seu próprio bem”), menos confiam em nós e mentem, em contrapartida. E nos perguntamos:
Somos fracassados, incompetentes? Serão os outros ingratos, cegos, surdos, desamorosos? Quanta dor! Porisso que “Amar é Sofrer” !
Hoje podemos aprender um novo modo de Ser e Estar nas relações, um novo modo de acreditar e viver o amor. Posso aprender que Faço Parte, mas não sou uma parte, um pedaço de Família, Escola, Igreja, País, Empresas, etc. Preciso aprender que fazer parte é manter laços afetivos que nos ligam com respeito amoroso, mas não nos aprisionam ou sufocam nem nos tornam carcereiros uns dos outros em nome do amor. Estou entendendo que sou único e inteiro, tenho significado e valor próprio porisso ninguém me completa nem completo quem quer que seja. Não tenho poder de modificar pessoas, por mais que as ame. A responsabilidade por suas vidas pertence a elas e a um Poder Maior. “Aos outros, só posso amar!” Não sou incompetente, apenas sou impotente! Quero aprender a ser parceiro: ouvir e me revelar com honestidade( sem culpar) ; quero poder acreditar que os outros também aprenderão a usar seu próprio poder. Quero usar meu poder individual para me responsabilizar por minhas crenças, pensamentos, sentimentos, meus atos, minha vida, minha felicidade. Tudo isso é o aprendizado do Desligamento por Amor (a mim e aos outros) e do Desligamento com Amor - para caminharmos juntos, livres, felizes.
Desligamento com Amor é Viver e Deixar Viver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.