Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Primeiro Passo


Quando somos confrontados com nossa impotência perante agentes externos que dominam nossas vidas, com fatos duros e irreversíveis, com as grandes perdas, nos sentimos sem chão, chocados, desgovernados, na medida em que projetos,expectativas, crenças sobre controle e merecimento são sacudidas, atropeladas...
Ficamos com a impressão que esbarramos numa muralha, que esse é o fim do caminho traçado por nossos sonhos de uma vida significativa e feliz. Tentamos tudo; negamos essa realidade simplesmente não conseguindo enxergá-la.
Depois, buscamos anulá-la barganhando com os outros, com a vida e com Deus; alternamos horror, dor, medo, vergonha, culpa, raiva – até nos esgotarmos perdendo energia, força e saúde; entramos em depressão e, por fim, até nos conformamos (aquela conformação sem aceitação, com mágoa, raiva surda, cheia de inconformação). Ficamos aparentemente paralisados, bloqueados, mas como a vida é dinâmica, na verdade, permanecemos nos movendo num círculo vicioso, aprisionante, até que uma nova perspectiva de saúde e libertação pudesse aparecer.
Com nossa Programação tivemos essa oportunidade. Passos nos foram sugeridos e apontavam uma nova direção; sugeriam novas crenças sobre possibilidades e responsabilidade. Pudemos entender e reconhecer nossa impotência. Não fomos incompetentes quando não pudemos controlar o incontrolável – éramos apenas impotentes! E ao tentarmos durante tanto tempo o impossível, havíamos perdido o controle de nossas vidas!
O Passo 1 é o passo do redirecionamento do nosso olhar, do nosso foco de atenção. É o passo do desengano e da desilusão sobre o poder e controle daquilo ou daqueles que estão fora de nós, Ele nos leva a substituir nossa onipotência e tola arrogância pela humildade de refletir e admitir o que, na realidade, eu posso ou não posso modificar.
O Passo 1 trás também como conseqüência um desligamento respeitoso que preserva nosso espaço e o dos outros. O espaço necessário para podermos exercer nosso verdadeiro poder – sobre nossas vidas. Com a rendição, a submissão à realidade, sobra-nos energia, coragem para modificar o que podemos (nós mesmos) e humildade para buscar ajuda num Poder Superior.
A nós cabe, um dia de cada vez, fazer a opção de por-nos em ação, iniciando com esse Passo a caminhada para uma vida melhor, mais amorosa, real ,mais livre.
E essa é uma incrível e maravilhosa jornada!


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.