Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de junho de 2010

O QUARTO PASSO


Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

Este é o passo da busca e do encontro com minhas crenças, certezas, dúvidas; encontro com meus condicionamentos, meus sentimentos, minhas atitudes...
É o Passo que sugere um novo caminho para buscar a felicidade. Ele nos chama, muda o foco de nossa atenção, redireciona nossas prioridades e responsabilidades. Sugere que busquemos a nós mesmos, essa pessoa negada¸ sufocada, disfarçada... tão próxima e tão desconhecida!
É o Passo que, com fé e entrega ao Poder Superior, livra-nos da insanidade de tentar controlar os outros e nos aponta o caminho do autoconhecimento, possibilitando trazer ordem, orientação, alegria e amor à nossa vida.
É o Passo que sugere um novo olhar (cuidadoso e atento) e uma nova escuta (respeitosa e interessada) de nós mesmos, permitindo rever nossa história, nosso passado e escrever nosso presente.
“Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.”
- Minucioso é detalhado, cuidadoso, mas paciente, bem humorado e amoroso.
- Destemido é sem medo, mas com compaixão, aceitação e humildade, o que nos livra da mentira, da negação e das desculpas.
Podemos então identificar nossos vazios e carências; nossos jogos e manipulações de controle e poder em nossas relações, quando tentamos, por amor e por temor, nos apossar, subjugar, dominar, salvar. Esse passo nos permite também descobrir qualidades antes encobertas por uma grande sensação de vergonha, culpa, incompetência, fracasso... Começamos a nos valorizar e respeitar e esses sentimentos servirão de base para nossas mudanças. Na verdade, só podemos amar o que conhecemos por isso o Passo 4 é o alicerce da construção da auto-estima. Ainda mantendo o foco em nós, é importante escutar os companheiros pois, quando se revelam em suas partilhas, permitem que possamos “ver” aspectos muito escondidos de nós mesmos. Na humanidade deles vamos descobrindo-nos e na descoberta da nossa humanidade podemos melhor compreender e aceitar os outros.
Nosso programa é espiritual. Requer sua prática com amor. Os passos sugerem caminhada e não marchas. Sugerem que caminhemos ao encontro de nós mesmos com atenção, bom humor, perseverança, boa vontade, compreensão, aceitação... Desse modo,vamos buscando a felicidade numa melhor relação conosco e com os outros. Seria então incoerente caminhar de forma policialesca, envergonhada, culpada, julgadora...
O Passo 4 marca o início de uma corajosa e incrível jornada. A partir dele vamos lapidando a pedra bruta que esconde esse maravilhoso original de Deus que somos todos.

Comentários e sugestões: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.