Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Viva e deixe viver


De um modo geral, aprendemos exatamente o contrário do sugerido por esse lema. Talvez por isso nos pareça tão difícil trazê-lo para nossas vidas. Como ter o direito de viver quando a vida das pessoas que amamos está tão confusa? Como deixá-los viver, se não conseguem fazê-lo da forma que desejamos e por isso temos a sensação de termos fracassado? Estamos despreparados para viver nossas próprias vidas; fomos condicionados a vivê-las através dos outros, dependendo deles - por amor a eles. Tentamos tanto, tentamos tudo e finalmente fomos apresentados ao 1º Passo que nos revelou o que era tão simples: somos impotentes perante os outros, não incompetentes! E nos confrontamos com a realidade de que tentando tanto, havíamos perdido o rumo e o controle de nossas próprias vidas. Essa ''nova'' verdade foi assustadora, mas libertadora, e a atitude coerente com ela era - ''Viva e deixe viver!''
Esse lema nos sugere um novo modo de amar: reconhecendo em mim mesmo e no outro a responsabilidade primeira de todos nós - vivermos nossas próprias vidas, fazermos nossas próprias escolhas, respondermos a nossos desafios, crescermos, sermos livres para melhor amar. Sob esse novo olhar, entendendo que somos únicos, com dons e personalidades próprias, podemos então ir praticando o desligamento por amor e com amor e iniciar um novo viver. Através dos Passos, com ajuda do Poder Superior e ao compartilhar poderemos ir redescobrindo a nós mesmos (pensamentos, sentimentos, atitudes), e iniciar um VIVER cada vez mais consciente. Ocupados em todo esse processo vamos deixando de tentar controlar os outros, reagir aos outros, ser dependente da dependência dos outros - compreendendo terem eles o direito às próprias vidas.
Viva e deixe viver é o lema que nos devolve a responsabilidade e a alegria de sermos quem somos, só por hoje, enquanto nos ensina que a principal característica do amor é respeito a nós mesmo e aos outros.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.