Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

RESGATE DOS LAÇOS AFETIVOS



Como estamos? Como são ou estão nossas relações afetivas? Vivemos ainda hoje chorando tudo que elas foram? Ou o que não conseguiram ser? Acreditamos que podemos revivê-las, que podemos resgatar esses laços iguais ao que eram no passado? Acreditamos que ainda conseguiremos mudar o outro para então sermos felizes? Já entendi que essa abordagem é falha e nos leva ao eterno conflito, ao cansaço, ao desânimo, a desistir, ao abandono? Estamos ao final de tudo ligados apenas pelo conflito, pelo sangue, pelo hábito, aprisionados por sonhos que se transformaram em pesadelos e laços em grilhões?
Talvez já possa entender que só EU posso, se quiser, romper essa corrente perversa que me acorrenta em nome do amor e buscar alternativas diferentes para cuidar de MIM e desse amor? A escolha é minha! Permanecer acomodada, acovardada na dor e no vazio dessas relações ou investir nas minhas mudanças. Preciso aprender a cuidar de mim para poder amar melhor! Não posso mudar as pessoas da minha vida, mas quando Eu Mudo, algo muda nas nossas relações. Quando abandono jogos, manipulações, mentiras, máscaras; quando escolho a verdade, quando sou me comunico com clareza, com assertividade, resguardando meu espaço, honrando meus limites, demonstro o respeito que tenho a mim mesma e sinalizo que é isso o que aceito na relação.
Mas, atenção! Quando mudo, assusto quem ainda não mudou! Preciso estar atenta também aos limites e à disponibilidade emocional de cada um de nós. Preciso comunicar o quanto quero investir na relação... mas, que não é a qualquer preço! Não quero aceitar novas manipulações, cobranças, abusos, ameaças, vergonhas e culpas. Elas fazem parte daquele jogo perverso que não quero mais para mim.
Atenção também à coerência de minhas atitudes com meus propósitos de reaproximação. Não forçar, mas demonstrar esse desejo através do saber ouvir, do sorrir, do elogio, de um toque, ainda que muito leve, mas paciente e terno. Respeitar o espaço, o medo e o tempo do outro como estou aprendendo a respeitar em mim. Tudo começa em Mim!
Buscar o resgate dos nossos laços afetivos, amorosos, faz parte do Despertar Espiritual, do despertar de nossa capacidade de realmente amar. Por ser tão difícil lidar com nossos medos e defesas, precisamos nos entregar a um Poder Maior, que tudo entende de Amor, de onde virá nossa força interior, nossa coragem para mudar.


Sugestões e comentários: mariatude@hotmail.com

2 comentários:

  1. minha relação afetiva está cinza sem cor e lendo o que vc postou fica a constatação de que o envolvimento com o alcoolico é desgastante.
    Me sinto as vezes perdida e sem companherismo, È horrivel.

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.