Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

VÍTIMAS NÃO SE RECUPERAM

Alguém me perguntou: será verdade que as vítimas não se recuperam? Acredito ser bastante difícil a recuperação enquanto insistir em me sentir vítima dos outros, da vida... Enquanto insistir em me comparar com os outros, em tentar competir com os outros, manipular os outros, pedir que outros me dêm valor, aprovação... Enquanto estiver com todo o foco de minha atenção, força e poder, desviados para os outros. Como posso me cuidar e recuperar se só me ocupo com os outros? Vítimas se entregam a lamúrias choramingadas, gritadas ou remoídas internamente, que escondem a dificuldade de se verem com honestidade, de tentarem a mudança, mantendo-se no auto-engano, permanecendo estagnadas. Vítimas aceitam como ganho a esmola da piedade, da complacência, do desprezo disfarçado dos outros. Vítimas aceitam como consolação esperar para ver a derrota dos outros ou até colaborar com ela, assumindo, despeitadas, o papel de carrasco para dar o “troco”. Ser vítima, permanecer vítima, é abrir mão de si mesma, de seu poder natural, da responsabilidade com seu destino. A recuperação de minha dignidade, de minha auto-estima, minha auto-imagem, meu auto-respeito... passam pela perseverança e boa-vontade que dedico ao aprendizado de me responsabilizar por minha vida, por meu mundo interior(pensamentos/sentimentos), por estar em contacto constante comigo, direcionando cada vez melhor meu caminhar. Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

2 comentários:

  1. sempre lembro desse "lema" quando sinto dificuldade em fazer minhas tarefas de recuperação, seja ela simplemente orar ou ler
    3 páginas de um livro...seja ela ouvir uma música triste ou simplesmente querer fazer nada...seja protelar de alguma forma o meu bem estar, tenho sempre que lembrar...vítima não se recupera.

    ResponderExcluir
  2. Concordo! A responsabilidade da minha própria vida é intransferível!

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.