Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de abril de 2011

NEGAÇÃO


Por que negamos tanto? Acredito que negar seja uma tentativa que, inconscientemente, fazemos de parar ou ignorar o movimento da própria vida para não termos que lidar com o novo. Mesmo quando tudo está difícil, ruim mesmo, ainda assim, negamos a verdade, tentamos defender nossa inércia, a comodidade de permanecer com o que já conhecemos.
Negamos defeitos e tantas imperfeições! Alguns nos parecem tão terríveis que não basta escondê-los, precisamos negá-los, até de nós mesmos! Acreditamos que devíamos ser melhores, os melhores. Falta-nos humildade para aceitar o que somos, só por hoje, e sobra a humilhação e culpa por não sermos quem devíamos ou gostaríamos de ser. Então negamos; é uma resposta que nosso orgulho exige. Negamos também para nos esconder, com medo de enfrentar realidades novas e dolorosas; negamos para fugir das cobranças sociais e da necessidade de mudar.
E porque sou orgulhoso, e porque tenho medo, tomo atitudes e tenho comportamentos coerentes com esses sentimentos:
- só vejo ou ouço o que me interessa, sob o aspecto que me interessa. Distorço fatos, falas e sentimentos. “Tem pai que é cego! Fui o último a saber! Não quero saber!”...
- tenho um constante discurso de convencimento, para mim mesmo e para os outros, de tudo aquilo que tento negar.
- volto constantemente minha atenção para os outros projetando neles o que não quero ver em mim.
- desvio a atenção do que nego em mim com acusações, ataques/contra-ataques e ironias aos outros.
É hora de nos livrarmos das amarras do medo, do orgulho fútil, da prisão das fantasias que não se atualizaram, para nos lançarmos adiante.
É hora de abrir a mente, os olhos, os ouvidos, o coração, para as tantas faces de cada momento, do novo. É hora de abrir um mundo de possibilidades para nós mesmos.
Desistir de negar, parar de lutar contra o movimento da vida, aceitar a realidade, nos coloca em marcha, a caminho. Ainda que assustados, medrosos, inseguros... ,mas a caminho, mutantes, criativos, participantes, vivos!


Segestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.