Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

SEM NOÇÃO




Você tem noção? Somos geralmente tão sem noção!
Sem noção dos ganhos materiais e afetivos que recebemos desde que nascemos (parecemos estar muito atentos só ao que nos falta, não ao que recebemos); sem noção do quanto nos deram as pessoas que passam ou passaram por nossas vidas. Pouco ou muito, boas ou más, elas nos dão ou deram o que têm ou tiveram, o que podem ou puderam.
Hoje fico me perguntando:
- tenho noção que cada um faz o que pode, só por hoje? Que cada um fez o que pôde, só por ontem?
- tenho noção do quanto e quantas vezes deixei de dar, de me doar, de cooperar?
- tenho noção de que os desafios e os problemas que a vida me oferece têm a função de me despertar para patamares mais altos de mim mesma?
- tenho noção de que “tudo de bom” que tenho e recebo a mais me é oferecido, não por uma graça especial, mas com a responsabilidade de aprender a amparar, repartir, cooperar?
- tenho noção de que minha omissão e alguns dos meus silêncios não pertencem à Verdade, à honestidade?
- tenho noção de que sou um ser espiritual apenas numa passagem material, mais ou menos rápida, com o propósito de me despertar e me libertar?
- tenho noção de que cada criatura está nesse mesmo processo e a maioria não tem a mínima noção disso?
- tenho noção de que não praticar o mal, não prejudicar, é só a metade do caminho que me leva ao bem, à gostosura de desfrutar, amar e compartilhar com tudo e todos.
Quando me vejo competindo, cobrando, criticando, me lamuriando... entendo que estou fechada, sem noção disso tudo.
Ter noção dos tantos aspectos de mim, da vida, dos outros, das dificuldades e belezas das relações, é o “dar-se conta”, é deixar “cair a ficha”. Esse é o primeiro passo que torna possível a mudança do pensar, do sentir e do agir.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.