Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de junho de 2011

TRANSFORMANDO NOSSAS PERDAS


“Somos passantes, somos seres de passagem”, mas parecemos ignorar, ou esquecemos, nossa transitoriedade nesse mundo! Identificamo-nos com nossa materialidade e com tudo que nos cerca; buscamos possuir e acumular tudo e todos que nos são caros, que achamos serem necessários à nossa felicidade. Idealizamos situações, pessoas, relações e passamos a acreditar que elas nos pertencem ou às nossas metas. Coerente com isso, temos muito medo de perdê-los! Tentando concretizar ou manter vivos nossos sonhos e ilusões, com expectativas tantas vezes irreais, passamos a vida em luta constante conosco mesmos, com nossos amores, com o mundo. Cobramos e somos cobrados... “tinha que, tem que, devia, podia, ia,ia ia...”
Por triste ironia, quanto mais lutamos mais nos desgastamos e afastamos os que queremos manter sob nosso controle; não evitamos essas perdas, ou outras ainda maiores, que a vida nos impõe. Perdemos nesses confrontos muitas vezes nossa fé em nós mesmos, nas pessoas, em Deus. Na verdade, só perdemos o que acreditávamos possuir ou poder possuir. Mesmo os bens materiais, não possuímos! Somos “meros depositários” desses bens que nos podem ser tirados a qualquer momento e que aqui deixaremos quando daqui partirmos!
Nossas perdas, grandes ou pequenas, materiais ou afetivas, nos desestabilizam porque significam uma ameaça aos nossos desejos, sonhos, expectativas e confrontam a possibilidade deles.
Percorremos então, todos nós, um processo doloroso que se inicia com uma tentativa de negação dessa realidade não desejada. Quando já não podemos mais negar, tentamos manipular, negociar com o poder (Superior ou humano), tentando fugir à perda. A seguir, nos revoltamos com frustração, raiva, mágoa, ressentimento, ante nossa impotência com a situação. Quando finalmente nos esgotamos, caímos num estado de conformação com a perda, embora essa conformação seja plena daqueles sentimentos, mascarados, surdos, enrustidos. Atenção! Nessa fase corremos o risco de ficarmos encalhados, desgastados pelas lutas internas, sem forças para continuar.
Para nos acomodarmos podemos fazer uso de estímulos externos, como o exagerado desfrute de prazeres físicos e materiais; podemos também nos anestesiar com químicos (quaisquer químicos: receitados, aceitos socialmente, penalizados) e com atividades exageradas; podemos ainda nos consolar com auto-piedade, com uma “resignação humilhada”, com uma humildade equivocada. Cuidado! Tudo isso é auto-engano, apenas uma tentativa de sobrevida!
Se, no entanto, não nos enganarmos, se não desistirmos de realmente Viver, se enfrentarmos a dor da realidade que se revela diferente dos sonhos, se nos dispusermos a acolher nossa tristeza, respeitá-la, chorá-la - poderemos entrar num estado de paz interior, gerada pela Aceitação do “inaceitável”, pela aceitação da dor como parte do processo da vida, pela aceitação da realidade como se apresenta. E é essa paz que nos permite canalizar nossa energia para descobrir ou criar efetivas possibilidades de buscar a felicidade.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.