Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

SEDUÇÃO


Sedução é a atração não espontânea. Não é espontânea porque nós a usamos com a intenção de exercermos nosso poder sobre as pessoas.
Funciona como uma armadilha que atrai, engana, prende, aprisiona, cativa.
A arte da sedução nos é ensinada desde sempre, em família e em sociedade.
Aprendemos a seduzir para encantar, para nos sentirmos queridos, cuidados, admirados, mimados, necessários... Seduzimos para ganhar carinho, status, prestígio, posses... Tudo o que perseguimos fora de nós mesmos e acreditamos que possa nos completar e dar felicidade.
O próprio amor que tanto buscamos está atrelado à necessidade de poder sobre o Outro, para neutralizarmos o medo de perdê-lo, de sermos rejeitados, preteridos.
A sedução está sempre a serviço da manipulação. Mesmo quando exibimos qualidades verdadeiras, se nós as usamos para atrair, prender, manipular, elas tomam então características de exposição, promoção direcionada, propaganda perigosa.
No afã de nos revelarmos sob as luzes mais brilhantes, criando uma imagem sedutora, usamos variadas máscaras: de sorrisos, alegria, ingenuidade, beleza, “humildade”, sofrimento... E outras tantas armas: força, sofisticação, sexo, “saber”, poder, riqueza, fraqueza, pobreza, personalidade... Tudo de acordo com o alvo a atingir, a seduzir.
Nesse mundo competitivo, parece que vale tudo, só não queremos é perder!
Precisamos, no entanto, ser cuidadosos com o que buscamos, quem seduzimos, cuidadosos com a imagem que mostramos, porque na realidade nos tornamos reféns da conquista e daquilo que projetamos. Mesmo que mais tarde nos desinteressemos dos alvos de nossa sedução ou descubramos outros desejos, ainda assim somos responsáveis pelas conseqüências de nossas seduções, pelo que prometemos ou insinuamos, e certamente disto tudo seremos cobrados.
Nesse processo que iniciamos de libertação interior, torna-se necessário uma atenção constante, gentil, cuidadosa, no modo como nos revelamos – com verdade, honestidade, espontaneidade – sem artimanhas de sedução. É tão difícil! Essa forma de nos apresentarmos ao mundo está tão enraizada em nós! Mas vale a pena a tentativa e o exercício!
A nossa liberdade vale esse desafio.


Sugestões e comentários: mariatude@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.