Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de julho de 2011

OBRIGADO PELO SILÊNCIO



Poucos momentos, entre tantos numa reunião de Anônimos, são tão tocantes quanto o singelo agradecimento que uma pessoa dirige à sala ao fim de sua partilha: “Obrigado pelo silêncio”. Através destas palavras damos voz à gratidão que sentimos por nos ouvirem em silêncio. Elas revelam a sede que temos de sermos ouvidos, sentidos, “vistos”, em nossa realidade, em nossa individualidade. Temos tanto em comum e somos tão diferentes!

Um dia de cada vez, estou tendo mais coragem de lhes contar quem sou, a pessoa única que sou e que eu nem conhecia! É minha história que vou rememorando, resgatando, vendo-a com outros olhos, sob novos ângulos e querendo, precisando, lhes contar! “Obrigado pela sua escuta, pelo seu silêncio”.

O silêncio numa sala de Anônimos é pleno de atenção, simpatia, empatia, respeito. Ele parece “falar”: Eu estou aqui: respeitoso, atento, interessado... Eu o entendo, eu quero entendê-lo. Na sua humanidade eu busco encontrar e entender a minha! Sua fala não deixa eu me sentir tão distante, tão diferente, tão só... Muito do que sinto e não consigo, ou não me permito, dizer, sua fala diz por mim. Suas culpas e agonias refletem tantas das minhas...! Elas as humanizam. Suas dores, alegrias, derrotas, vitórias ecoam em mim, me enternecem, me fazem sentir viva em minha espiritualidade.

O Silêncio revela atenção, reflexão, oportunidade de organização e reorganização de crenças, idéias, pensamentos, sentimentos, comportamentos. Ele parece também nos “dizer”: Obrigado, você não fala em vão!

Quando ouço esse agradecimento tão simples, penso, comovida:

Obrigada pela sua fala, pela oportunidade de eu poder ouvir. Você se doa no seu revelar, eu o acolho no meu silêncio.

É assim a magia do compartilhar numa sala de Anônimos. Emoção pura, energia forte e amorosa envolvendo a todos, nos fazendo sentir gostosamente vivos, unidos e... a caminho!


Um comentário:

  1. Obrigada por você existir,obrigada por escrever coisas tão lindas,e que ajudam tanto meu irmão que frequenta o AA, e hoje ele é verdadeiramente o irmão que amo tanto e sempre amei.Porém, me ajudam também,muitas palavras suas sinto que foram direcionadas a mim. Obrigada

    ResponderExcluir

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.