Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

SER E PERTENCER II




Numa visão pequena e mundana, Somos seres em luta contínua para sobreviver, para ter, para desfrutarmos prazeres e poderes, num mundo agressivo, materialista, imediatista, prático. Para tanto precisamos de um ego forte e aguerrido que nos defenda e que nos leva a sermos possessivos, egoístas e individualistas. Mas somos seres de relação e porque não conseguimos existir sozinhos, buscamos Pertencer, também numa visão pequena, abrindo mão do que realmente somos, para nos sentirmos aceitos, valorizados e amados.
         Contudo, numa visão mais abrangente de nós mesmos, Somos centelhas únicas, portadores de uma Luz Maior; somos individualidades com dons e estilos próprios para caminhar, para sermos co-autores de nossos destinos. Numa comparação simples, somos Ondas diferenciadas que fazem parte de um Oceano Maior.
Somos únicos/inteiros e fazemos parte, Pertencemos, a um Todo Maior, a um Oceano Maior, à Luz Maior. Somos diferentes, aparentamos estar separados, mas nossa base, nossa matriz, nossa Água, nossa Luz, é a mesma. E nesse nível estamos unidos, somos iguais. É um Pertencer diferente, que não nos tira as cores e nada exige em troca.
         No passado, nosso ser menor, nosso ego, sentindo-se responsável  pela guarda de nossa luz, acreditou precisar protegê-la, resguardá-la, dos ataques e invasões de  “fora”. Mas o que criamos, primeiro para nos defender, hoje nos aprisiona.
É nossa responsabilidade libertarmo-nos das nossas “defesas” competidoras, controladoras, mascaradas. Elas é que escondem e deformam nosso verdadeiro Ser. Isso pode ser feito através de uma caminhada paciente, amorosa, perseverante, para apaziguar nosso ser menor, o ego.
Vamos descobrindo-nos, desarmando-nos de nossos escudos, retirando as máscaras que nos encarceram.
Nessa caminhada, aquilo que nos pode orientar e fortalecer é o acesso à nossa dimensão essencial, espiritual. É reivindicar nossa Pertença a essa base divina e ali reabastecermo-nos, nutrindo-nos de Luz. Passo a Passo, Um dia de cada vez, vamos despertando nossa espiritualidade, nossa capacidade de viver com entusiasmo, ternura, compaixão, alegria, generosidade, respeito a nós mesmos, aos outros... Vamos aprendendo a Ser, revelando com nossos maravilhosos e variados matizes que Pertencemos a uma Luz Maior.
O grande desafio de nossas vidas, numa visão menor e mundana, é buscar Ser e Pertencer com equilíbrio, respeito e liberdade.
O sentido maior da vida é buscar viver o Ser Maior que somos com a consciência de um Pertencer Maior.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.