Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

EM BUSCA DO TESOURO




Todos nós buscamos a felicidade. Ela é o nosso tão ansiado tesouro. Mas, onde encontrá-la? No sucesso, no prestígio, na beleza, na riqueza? Por ela enfrentamos grandes desafios geográficos, grandes distâncias, imensas dificuldades através de continentes, mares, até no cosmo. Exploramos tudo, nos aventuramos para sermos heróis, sermos “super”... Por ela batalhamos por dinheiro e fortuna no trabalho, na sorte das loterias, até em descaminhos, achando que nos trarão tudo e todos. Por ela abrimos mão do que somos e nos aprisionamos eternamente a máscaras que, pensamos, nos farão sermos amados e valorizados. Pela felicidade tentamos tudo, olhar e ouvidos atentos para o mundo, mas o tesouro sempre nos escapa!
“O único espaço que o Homem deixa de explorar é o seu mundo interior” Osho.
            Não nos foi ensinado, não nos chamaram a atenção para essa direção inexplorada – nosso mundo interior, o que somos, como somos, porque somos... Ficamos desatentos de nós mesmos e passamos a vida acumulando coisas, perseguindo títulos e pessoas. Estudamos muito, acumulando muito saber (tantas vezes com pouca sabedoria) para sermos acatados como “intelectuais”. Queremos saber as respostas a todas as perguntas, mas as direcionamos sempre para fora, para o mundo, para os outros.
Mas o tesouro, a felicidade, só será alcançada quando formos, um dia de cada vez,  conhecendo , entendendo e desatando os nós que nos aprisionam. Só então poderemos desfrutar da liberdade e serenidade que podem nos fazer felizes. Esse caminho precisa ser percorrido, Passo a Passo, com perseverança, paciência, ternura, alegria, entusiasmo, humanidade...
            Na verdade, precisamos fazer apenas uma correção de rota. Mudar a direção de nosso olhar – 1º EU.  Procurar ver dentro, com o foco de atenção em nosso interior: pensamentos, sentimentos, comportamentos. Ver, rever, entender e modificar nossa história. Não será difícil se encararmos esse caminhar como a grande e incrível aventura de nossas vidas. Não exige força, dinheiro, conhecimentos, prestígio, poder...
Só é necessário desejo, boa vontade e a certeza de que Vale a Pena.
            “A menos que você adentre o santuário de seu próprio Ser, sua vida será um desperdício, um desperdício inestimável” Osho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se preferir, envie também e-mail para mariatude@gmail.com

Obrigada por sua participação.