Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de maio de 2013

CARÁTER



           Todos já nascemos trazendo características físicas e psíquicas (temperamento) únicas, pessoais, particulares. O meio familiar e cultural onde crescemos e as experiências vividas em nossa história irão ajudando a moldar, retificando ou ratificando, essas nossas características. Elas formam o que nós chamamos de nosso caráter – nossas qualidades e defeitos de caráter.

            O Bom Caráter revela aspectos de nossa personalidade emanados de nossa dimensão espiritual – honestidade, generosidade, solidariedade, respeito... Aspectos regidos pela capacidade maior ou menor de sintonizarmos com as várias faces do Amor... Aspectos, às vezes, ainda insuspeitos por nós mas que existem e esperam que  possamos acessá-los.

            Já nossos Defeitos de Caráter revelam aspectos de nossa personalidade ligados às distorções exageradas de nosso ego materialista e competitivo (defensivo/agressivo) – o orgulho, a arrogância, a mentira, a preguiça, a covardia, a inveja, a luxúria, a raiva, a maldade, a indiferença... Eles foram sendo fixados à nossa personalidade em resposta aos desafios que enfrentamos em diferentes situações. Pareciam nos defender, mas acabaram por nos aprisionar nesse estágio de lutas e de isolamento afetivo.
 
            Como evoluímos do instintivo/animal, passando pelo mental/psíquico em direção ao espiritual, esses defeitos de caráter que nos retém nesse estágio egóico, impedem nosso caminhar em direção ao melhor, à libertação, à felicidade! Torna-se, então, importante que consigamos “enxergar” esses entraves que nós tentamos esconder do mundo, dissimulando-os sob máscaras antigas, coloridas conforme as “necessidades”, e que escondemos, principalmente, de nós mesmos quando os negamos, minimizamos ou justificamos. Nós até os defendemos, muitas vezes, vaidosos e orgulhosos de nosso “estilo de ser”!

            Só uma atenção sem medo, carinhosa e cuidadosa conosco mesmos, só a aceitação honesta de nossos defeitos de caráter, só o entendimento que vale a pena perseverar, com paciência e coragem, para transcendê-los – só assim poderemos ir livrando-nos do individualismo torto, do personalismo egoísta que nos isola e paralisa  -  e caminhar em direção à individuação, em direção à integração de nosso ego reformulado com nossa espiritualidade despertada.

            Somos seres de Luz, somos seres espirituais em processo de libertação de nossa Luz. Que características defeituosas ainda trago em minha personalidade que toldam essa Luz?  Acredito que preciso buscar e utilizar justamente minhas qualidades de caráter para poder confrontar e transcender os meus defeitos!