Pesquisar este blog

domingo, 19 de maio de 2013

GRUPOS EM PERIGO !



           Jamais poderemos exagerar a importância de estarmos em grupos – em família ou quaisquer outros. Quando estamos juntos, reunidos, criam-se imensas possibilidades para cada um de nós, ainda que, infelizmente, nem sempre tenhamos noção disso.

            Desde que nascemos, fomos aprendendo a ser humanos no convívio com outros seres humanos – primeiro na família e, a partir daí, em quaisquer outros encontros ou reuniões. Nós nos reunimos porque somos humanos e precisamos estar com nossos semelhantes, trocando aprendizados, novas idéias, sentimentos, comportamentos... Juntos, podemos mais facilmente nos descobrir, enriquecer, fazer escolhas, crescer, nos transformar... Juntos, podemos nos encantar, mesmo espantados, com nossas diferenças e nossas identificações!

            Apesar de toda a importância de estarmos reunidos, nós não fomos educados para isso, para usufruirmos de tantas possibilidades!
 - queremos lutar para impor pontos de vista uns aos outros; queremos ter razão, sermos vencedores no campo das idéias, fechados às opiniões alheias. Discutimos ou nos calamos, criando mal estar no grupo e zonas blindadas, que vão, aos poucos, nos isolando, sós ou em sub grupos, todos fechados, zangados, em estado de luta... Temos muita dificuldade de aceitar que o Outro pense ou sinta diferente de nós. Sentimo-nos agredidos e desafiados pela diferença, em vez de prestar atenção às possibilidades embutidas nela!
 - queremos também ter o controle sobre as atitudes dos Outros, queremos conduzir as pessoas (por amor que seja) porque acreditamos que o nosso modo é melhor! Temos dificuldade de aceitar de bom grado, sem críticas ou interferências sutis (ou não), as regras e a direção de outras pessoas.
 - ouvimos pouco uns aos outros; ouvimos com reserva, nos preparando para rebater ou debater, mesmo que em silêncio. E silenciamos na presença de quem nos irrita para fazer críticas mais tarde em “off”, tornando-nos maledicentes, azedos, amargos, irônicos... Ou podemos querer “mostrar serviço” e levar aos criticados tudo de mal que ouvimos sobre ele! Instala-se a “fofoca”, que destrói qualquer grupo, criando raiva, insegurança, ressentimento, amargura... nos afastando!!

            Não posso modificar as pessoas que convivem comigo, em Família ou em qualquer grupo. Não posso transformar a reunião em momentos gostosos, amorosos, criativos...
Mas posso me negar a participar de atitudes e “políticas” que ameacem ou prejudiquem nossos encontros.
 - posso aprender a ouvir com mente/coração abertos, com isenção, sem discussão, concordando ou não, apenas respeitando.
 - posso aprender a me colocar com coragem e honestidade, sem tentar, no entanto, convencer os outros.
 - posso aprender a respeitar as atitudes e decisões dos outros, resguardando sempre meu espaço.
 - posso aprender a defender sempre o ausente e jamais levar adiante o que ouvir de negativo sobre ele.

            Se acredito que temos tanto a aprender e usufruir com os acertos e desacertos uns dos outros, se acredito que é maravilhoso nos sentirmos acolhidos e pertencendo a grupos humanos, preciso ser coerente e fazer a minha parte para cuidar de meus encontros.

            Minhas atitudes em quaisquer grupos são minha responsabilidade!