Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de maio de 2013

SUFICIÊNCIA



            Vivemos sob a angústia ameaçadora da escassez, submetidos pela  crença de precisarmos sempre mais e mais de tudo que nos cerca! Sem sentir, vamos ficando escravizados nessa busca insaciável!
- mais dinheiro, para comprar mais coisas, mais modernas, melhores...
- mais poder, para termos mais status, para sermos mais respeitados, mais valorizados, até mais invejados...
- mais informação, para podermos competir mais, para sabermos mais, para vencermos melhor...
- mais amor, para nos sentirmos mais seguros, mais longe do abandono, da rejeição, da solidão...

Tanta atenção constante com o mundo, vai levando-nos a uma desatenção, a uma distração de nós mesmos, de nossas reais necessidades interiores. Nessa carência de atenção com o que somos e com o que temos, ficamos reféns de uma sensação eterna do que “ainda falta”, do que ainda “devemos buscar mais”, “tentar mais”, mais, mais... fixando em nós, cada vez mais, a idéia que temos e somos Menos!

 O Mundo torna-se insuficiente para nos aquietar e satisfazer! E essa busca incessante, desconectada de nós mesmos, não nos deixa desfrutar tudo que somos e possuímos, tudo que o mundo, a vida, as pessoas, já têm nos oferecido e nem notamos!

Em contrapartida a toda essa corrida desesperada e sofrida, convém atentarmos para a idéia da Suficiência. Ela nos traz a permissão para pararmos, para desfrutarmos com satisfação o que já somos, o que já temos. Não impede de avançarmos, mas sempre prevalecendo nossas reais demandas interiores e não as que nos são “doutrinadas” pelas mídias ou cobradas pela família e pela cultura.

A Suficiência está ligada à nossa conexão com o aqui/agora. Ela pode nos parecer estranha porque estamos condicionados a nos compararmos e a esquecer o momento, ligados sempre às dificuldades do passado, com medo das incertezas do futuro ou hipnotizados por nossos  delírios grandiosos desse amanhã.

Suficiência é aprender a relaxar para desfrutar as coisas, as relações, a vida. É usufruir o que temos sem a agonia de buscar mais, de precisar acumular mais, aprendendo a lidar com o material, fazendo apenas uma “reserva prudente” que nos sirva, e não, nós a ela! É, afinal, sabermos lidar com o mundano sem ficarmos submetidos a ele. Esse é um grande desafio!

Suficiência é cultivarmos a Temperança e, de repente, num paradoxo, descobrirmos a Abundância em nossas Vidas!!!