Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de julho de 2013

ELES SE FORAM


           Eles chegaram, ficaram (uns mais que outros) e se foram...
Deixaram saudades, lembranças de todo tipo, deixaram rastros, vestígios  de si mesmos em minha história...

Uns me acolheram, me cuidaram, me deram/ensinaram o que tinham de melhor. Outros, apenas o que tinham, nem sempre o melhor...

Uns chegaram mais tarde e me escolheram para compartilhar suas vidas enriquecendo meu caminho com suas “boas águas” e algumas “pedras”. Outros nem me quiseram, mas me ensinaram a cuidar melhor de mim mesma e estar mais atenta às minhas escolhas. Com eles aprendi a me valorizar mesmo rejeitada e a ser humilde sem me humilhar.

            Uns chegaram quando fui convocada pela Vida a cumprir meus “sagrados contratos”. Vieram, tão amados, e nosso convívio tão querido,  nossos conflitos, preencheram minha vida com desafios, exigiram de mim o máximo, ainda que tantas vezes eu só pudesse dar tão pouco! Mas vieram e ajudaram a “puxar” de mim todo o mel, o melhor de que eu fosse capaz...  Vieram e quando se foram me fizeram chorar, zangar, sofrer... até finalmente aprender a “aceitar” suas perdas. Cumpriram suas missões individuais e marcaram profundamente a minha.


            Familiares, companheiros, amigos, colegas, professores/alunos – foram passantes- passaram por minha vida com muito amor, com amor e até sem amor – mas foram incríveis coadjuvantes na minha história. Hoje, quanto mais tempo vivo, quanto mais comprido/intenso/extenso meu passado se revela, mais eu o vejo habitado pelos que já se foram do meu convívio - pela distância física ou de dimensões. Para sempre, hoje, agora, eles se mantêm vivos em mim e na minha história. A cada instante nós nos “esbarramos” quando eles me são trazidos por situações, pelo som das músicas, pelos cheiros, pelas imagens, pelos exemplos (bons ou maus) de atitudes, pelas lembranças, enfim... tantas lembranças! São instantes preciosos: alguns de reafirmação de aprendizado, outros de saudade/gratidão, mas todos reafirmam e valorizam a passagem em minha vida daqueles que já se foram...