Pesquisar este blog

sábado, 2 de novembro de 2013

QUARTO VAZIO


            Mais um quarto vazio! A casa cada vez mais vazia! Éramos tantos... E tantos já se foram...

Vários, em meio a risos e festas, foram formar novos ninhos, aguardar novas ninhadas. Sorrimos e festejamos aqueles instantes de alegria, celebrando a continuidade e enriquecimento da família, sem querer pensar na etapa que se encerrava, em tudo que ficava para trás; sem querer adiantar o vazio dos dias seguintes, confiando no milagre da Família, que providencia reposição das perdas pelas novas gerações que vão chegando.

Outros, se foram à revelia de nós todos, pela decisão de um Poder Maior e mais sábio, decisão que acabamos por aceitar, sem jamais gostar, sem conseguir jamais ocupar aqueles vazios... Acabamos por aceitar, cheios de dor, espanto, incredulidade, saudade...

Por motivos alegres ou dolorosos, a cada saída ficou o eco de seus passos, risos, reclamações, má-criações, carinhos, solicitações... Eles ainda ressoam em cada cômodo, nos quartos onde sobram camas, livros e armários, na grande mesa, no quintal, no jardim, no carro, na casa da praia... Ouço nossas conversas e choro pelos momentos corridos em que não conversamos muito mais... Choro pelo que tão pouco ouvi de seus sonhos e seus sentimentos escondidos... Choro pelo que deixei de conhecer melhor de vocês, que tanto amava. Choro pelo que deixei de revelar de mim, tentando sempre dar instruções preocupadas e repetitivas a vocês... Nesse ninho, muitas vezes, cuidamos de vocês de forma precária, corrida, com uma eficiência muito menor que o amor que nos empolgava. Choro por todos os detalhes de nossas vidas juntos, que me assaltam em constantes lembranças.

Mas, hoje, nesse instante, não quero pensar mais nesses vazios. Não quero ficar refém de lembranças de um passado maravilhoso, mas sempre aquém do tanto mais que desejávamos para nós. Não quero, também, empanar o brilho de seus novos começos e não quero tirar a força do meu continuar.

Quero descobrir novas maneiras de estarmos juntos, fisicamente ou não, porque “longe é um lugar que não existe” quando tanto nos amamos.

Quero tentar viver o aqui/agora a cada instante, com a certeza de que sou responsável por tornar minha vida sempre melhor e mais amorosa. Desejo que nosso ninho tenha podido, apesar de tudo, preparar vocês para isso também, para acreditar no Amor como a força que nos transforma e dá sentido à nossa vida.

Hoje não quero “pensar triste”!

“Amanhã será outro dia” e estamos todos chamados a vivê-lo da melhor maneira possível e na delícia desse nosso Amor!