Pesquisar este blog

sábado, 21 de junho de 2014

CONVENCER !!!


O Convencimento é uma tática do ego! Ele precisa vencer de qualquer modo! “Se não puder convencê-los, confunda-os!” E, como tática do ego em disputas, lutas e competições, a tentativa de convencer é teimosa, enjoada, insistente, arrogante, presunçosa...

            Em quaisquer assuntos, crenças, ideologias – religião, política, outras razões e paixões (familiares ou não)... Quem tem razão? Quem é melhor informado? Quem tem mais bom senso, mais visão, melhores intenções? Quem sabe o que os outros ainda não sabem ou se negam a saber? Quem tem a chave para a salvação  da família, dos outros, da nação, do mundo? Quem...

Toda disputa é, em última análise, uma luta de egos!
Tentamos convencer para vencer! Sair vencedores em nossas posições, a qualquer preço! Gritamos, sussurramos, não ouvimos (só para melhor rebater), repetimos, repetimos “diferente”, cansamos, manipulamos, enganamos (se “necessário”) - vale tudo pelas “nossas boas razões”!
Ficamos fechados, cegos/surdos a quaisquer outras razões, hipnotizados pelas nossas, prisioneiros de um jogo sem fim...

            Tudo começa numa conversa, numa troca de opiniões, mas quando alguém se arvora defensor da “verdade” e caçador dos equivocados ou mal intencionados, a simples e rica diversidade de pontos de vista, que poderia acrescentar para ambos, se transforma em discussão, em disputa... Passamos a desconfiar das razões do outro, nos aferramos à nossa e passamos a repeti-la sob muitas formas, mas com o mesmo intuito, tentando convencer! Nesse ponto – desista! Todos vão “fechar” com suas próprias opiniões, não terão mais abertura para ouvir nem senso de oportunidade ao tentar impor suas idéias – virou luta!

            Tentar convencer é tentar modificar o outro – e só posso modificar a mim! O que posso é tentar abrir meus olhos/ouvidos/mente aos argumentos do outro e examiná-los. Posso até vir a modificar os meus à luz desses novos argumentos – ou não. Posso também ser leal a mim e ser amistoso/participativo dando voz às minhas opiniões. E pronto! Sem repetir e repetir... Sem insistir e tentar convencer.

            Tentar convencer é uma forma desrespeitosa de estar em relação.
É não aceitar as diferenças das pessoas: suas visões e até suas “distorções”!
É ter a pretensão de ser/estar “mais” e querer acertar o outro, o mundo...
É estar rígido, não conseguir se flexibilizar na vida e nas relações...
É estar demonstrando uma personalidade desafiadora ou competitiva,

Convencer, nem tente! O outro pode até se calar, abandonar a discussão, a luta, desistir da disputa, mas não se iluda – ele não foi convencido!


            Relaxe, compartilhe idéias, mas aceite as diferenças e seja feliz!