Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de junho de 2014

DA MENTE AO CORAÇÃO


          Parece tão perto, mas como é longo esse trajeto!
Quando procurei manter-me atenta a mim mesma, permitindo-me “auscultar” meus sentimentos, fui descobrindo raivas, mágoas, decepções, culpas, vergonhas... e quando fui confrontando alguns fatos e atitudes em minha vida de relação, acreditei serem as pessoas da minha vida as culpadas, as responsáveis, pelos meus sentimentos e atitudes, pelo que me fizeram ou pelo que eu esperara delas.

Hoje sei que sou a única responsável pelos meus pensamentos, pelas minhas expectativas e pelos meus sentimentos decorrentes! Consigo assim, cada vez mais, entender o que se passou em minha vida interior e nas minhas relações. (P8) Minha mente já entende que esses sentimentos tão doídos foram criados por mim mesma. Agora só falta me libertar desses sentimentos presentes e recorrentes. Mas, como? Como liberar-me deles? Como “desentocá-los” dos porões escondidos de mim?

Entendo que preciso trazê-los à luz, tirar-lhes o poder daquilo que é amordaçado, disfarçado, negado...  Já consigo “ver” alguns deles!  (4P) Já consigo falar deles com meu Deus Amoroso, mas essa fala honesta comigo mesma e com Deus ainda é escondidinha, é o nosso segredo...  Preciso ir além, compartilhá-los com Outros, assumir esses aspectos de minha humanidade, diluí-los à luz da honestidade (5P)... Preciso prosseguir do entendimento, da minha mente ao meu coração, que, com aceitação, com amor, tudo perdoa e dissolve, preparando-me para a mudança e a transformação.

Por que hesito ainda tanto? Por que ainda vejo tão pouco de mim e falo ainda menos? O que me impede de liberar sentimentos renitentes, enraizados, que só me atrasam o caminhar? O que me impede de aprofundar o 4º e 5º passos?

Acredito que são alguns “defeitos de caráter”, bem mais difíceis de ver, como orgulho e vaidade. Não quero me revelar tanto porque isso “machuca” a minha imagem, imagem criada por mim, para mim e para o mundo! Pressinto que meu ego ainda não está pronto para abrir mão dessa  imagem melhorada que criei para ter a aprovação do mundo, nos critérios do mundo. Ainda guardo o foco externo mais forte do que gostaria, ainda sou mais dependente dessa valorização externa do que acreditava! Ainda tenho medo de alguns julgamentos... Não quero revelar minhas escolhas tolas e arrogantes, quando me achava tão especial. E minhas expectativas irreais, porque acreditava que eu merecia mais! E minha raiva e vergonha de por não me tratarem como eu, orgulhosamente, achava  que deviam! Por eu não ser quem eu achava que era...

A caminhada com os Passos é isso! É o caminho do Ego, da mente, ao Coração. Auto descoberta, cada vez mais interior das dificuldades doídas que nos sinalizam zonas aprisionadas, clamando para serem reconhecidas, aceitas e aos poucos libertadas. Não é um trajeto doloroso, ainda que longo. É um trajeto para ser feito com honestidade para não nos perdermos em atalhos sem saída... É um trajeto para ser feito com curiosidade, aceitação, humildade, compaixão, ternura, paciência... com a alegria  de Ser e Estar cada vez mais leves...