Pesquisar este blog

sábado, 31 de maio de 2014

Do eu ao EU


Num processo contínuo de evolução tivemos um corpo físico regido por instintos que garantiam nossa sobrevivência física e de nossa espécie. Instintos que ficaram gravados nas partes mais profundas do nosso corpo e nos tornaram aptos a disputas por alimentos, sexo e poder!

Mais tarde tornamo-nos um Ser Racional, desenvolvemos uma mente capaz de pensar! Continuamos, no entanto, utilizando esse novo potencial, inteligente/intelectual, para lutar de forma mais sofisticada, letal, “moderna”, tecnológica... pelos mesmos objetivos primitivos: mais alimentos, mais prazer/sexo, mais poder/status, mais, mais ... Viajamos milênios pelo tempo, pela história do Homem, e nos vemos lutando pelos mesmos objetivos, apenas mais sofisticados em instrumentos, armas e gostos! Criamos um mundo de força, totalmente voltado para a defesa e ataque pelos nossos interesses, entre pessoas e nações. Habitantes desse mundo, cada um de nós desenvolveu um corpo/mente, um Ego, um eu inferior, básico, racional, inteligente, ensinado, perfeitamente adaptado a essa realidade competitiva, comparativa, de lutas, disputas, defesas e ataques... E, confusos, assustados, reconhecemos que não somos felizes!

            Mas esse não é o fim de nossa linha evolutiva! Para onde vamos? Como caminharemos? E a felicidade?
Finalmente, estamos descobrindo o que já nos foi, tantas vezes, revelado por Enviados Especiais, mas não estivemos atentos!
Somos mais do que corpo/mente! Somos seres espirituais! Temos uma dimensão espiritual/amorosa! Temos um Eu Superior, centelha de um PODER SUPERIOR...

Essa é a nossa dimensão definitiva e é ela que, finalmente, deve passar a orientar/cuidar de nosso corpo e de nosso ego/mente. Nossa Dimensão Espiritual é a dimensão que pode nos trazer felicidade – mais do que somente prazer e poder.
Somente ela pode nos levar adiante e nos libertar das lutas, dos conflitos, da violência, do desamor, da carência de alegria... Só ela pode nos livrar da compulsão de perseguir prazeres fugazes e da necessidade de vencer, de ser mais... Só ela pode nos livrar da agonia de fugir de derrotas, humilhações, de nos sentir menos... Só ela pode aceitar com compaixão nosso mundo interior, tão negado e “culpado/vergonhoso”... Só ela pode nos fazer entender, aceitar, educar e transformar esse nosso ego tão aguerrido!  Só ela, com paciência amorosa, pode estar atenta ao nosso modo de ser/estar egóico ( de agressão/reação/defesa) e nos redirecionar para um viver mais amigo, alegre, cordial, solidário... conosco mesmos e com os outros.

            Preciso me entregar mais à influência generosa de minha Luz Interior. Preciso buscar ouvi-La, buscar sintonia com a Luz Maior, que a alimenta.
Nesse processo de educação/transformação do meu ego, buscando uma nova meta, que troca competição por cooperação, preciso ter cuidado com o tipo de informação com que insisto em nutrir esse ego através das mídias competitivas que o têm formado até hoje. Na quero permitir que pensamentos recorrentes de revide, inveja, disputa, comparações... retroalimentem  sentimentos de raiva, mágoa, despeito, culpa, vergonha... e atitudes de luta, em meu ego, ainda tão dividido e confuso.


            Meu eu inferior/ego, ainda balança, a cada momento, ante um condicionamento ancestral, milenar, de lutas e violência e um novo horizonte, amoroso, doce, feliz... Cabe a mim acolhê-lo com meu Eu Superior e docemente, pacientemente, integrá-lo a seu destino de MENTE/LUZ!