Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de maio de 2014

ENFIM ME REVELANDO - 4º e 5º Passos


          Quando passei a acreditar que o caminho para desatar as amarras internas (crenças/sentimentos/comportamentos) que me mantém acorrentada a tantas lutas, expectativas, desamor... só podia ser trilhado por mim mesma, comecei a, timidamente, olhar para meu mundo interior.

Mas, querer descobri-las e encará-las é bem difícil! Significa olhar por baixo das máscaras com que enganamos o mundo e que acabam por nos enganar também. Significa fazer o que jamais fiz – olhar para mim com honestidade, sem justificativas, sem me defender, sem me martirizar, sem me crucificar. Como é tentador fugir à responsabilidade de minhas escolhas e como é difícil não transformá-las na prisão do remorso ou me abater pela vergonha!

Nesse caminho “Aceitação é a Solução”! Preciso aceitar, sem me deter em lutas infindas, o que fui e o que ainda sou. Esse é o olhar que preciso ter para continuar e me libertar...

Existe à minha disposição um Outro Olhar que me acompanha, que me sonda todo o tempo com Verdade e Amor. Posso sempre recorrer a Esse Olhar, desde que me solte das certezas, da vaidade e do orgulho, da minha mente egóica e procure com Ele sintonizar, com Humildade e Entrega, através da minha Consciência Espiritual, da minha Boa Vontade.

Existem também outras falas, humanas, de iguais, que podem me ajudar neste desbravar interior. Se me desarmar, se mantiver meu coração em paz e minha Mente Aberta, poderei descobrir, através dessas falas, atalhos importantes para chegar às minhas amarras.

Nesse processo, começo enfim a desvendar “segredos de mim”.
Não posso e não quero mais mantê-los escondidos. Preciso me libertar do peso de tudo isso. Mas para isso preciso aceitá-los, confiar e compartilhá-los, ir deixando-os sair...!

            A confiança necessária nasce na atenção constante e amorosa que tenho comigo mesma e no compartilhar contínuo com Deus e com os companheiros. Estamos nos tornando íntimos e eu, confiante, descubro então a coragem necessária para admitir tudo que escondi de mim.

            Admitir para mim o meu mundo interior, principalmente quando “desumano” e “vergonhoso”, embora tão humano, representa o início da Aceitação. Agora quero arejar, clarear, tirar da “sombra” e encarar, aspectos de mim que me agoniam e defeitos de caráter que me retardam o caminhar. Preciso dizer quem fui e quem ainda sou, até onde, “só por Hoje”, consigo me enxergar. Preciso trazer Verdade a mim mesma e dar voz a quem sou!  Esse olhar sem culpa, mas com desejo de mudar, me impele, me encoraja a me revelar!
Admitir para Deus o que ele já sabia de mim me levou a uma maior proximidade com Ele...
Admitir para outro ser humano a minha humanidade é um momento de grande coragem, lealdade a mim, de confiança... Eu me revelo me desnudando a cada depoimento compartilhado.

            A Revelação é um instante mágico e pleno de espiritualidade. Estão presentes: a Verdade, a Coragem, a auto-Aceitação, auto Respeito, a Alegria da Liberdade... É também espiritual e tão bonito o silêncio respeitoso de quem ouve com aceitação, sem julgar... É bonito o silêncio de quem acolhe a confiança em si depositada por um outro, ao  se revelar tão sinceramente. É tudo tão bonito! E isso é o que acontece ao caminharmos com esses  Passos sugeridos...