Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de junho de 2014

PENSAMENTOS


         “Pensamentos que me afligem...”  O que fazer com pensamentos que tanto me afligem? Os pensamentos são crias de nossas crenças e os senhores do nosso mundo interior! Eles detonam nossos sentimentos e comportamentos, controlando nossas vidas, nossos passos. Por desventura, fomos condicionados a pensar (e existir) em tempos que, na realidade, não existem! O tempo que já passou e o tempo que ainda não chegou! Criamos, assim, em pensamento, virtualmente, os sofrimentos que tanto nos afligem...

            Fixamos nossos pensamentos no passado, nas recordações, deixando que eles nos tornem reféns de sentimentos de nostalgia, saudade, de momentos que foram bons, reféns da tristeza das perdas, reféns da amargura e mágoa pelo que não se concretizou como desejávamos, reféns da irritação, da raiva, do ódio, por tudo e todos que nos agrediram ou prejudicaram... Esses pensamentos recorrentes nos levam à paralisia, à dor, à teimosia ou à revanche, à luta, à disputa... Eles nos comandam!

            Quando não estamos “pensando ontem”, nos fixamos a um pensar “futurista” que nos assombra com preocupações e antecipações de dores, lutas, desafios, desgraças... Pensamentos que nos fazem antever dificuldades, que nos fragilizam, nos fazem prisioneiros do medo de ousar no presente e nos paralisam numa tentativa agoniada e sofrida de nos resguardarmos de possíveis dores. E quanto mais nos deixamos levar por nossos pensamentos perdidos e equivocados no tempo/espaço, delirantes, sem objetividade, mais agoniadas, menos criativas e eficientes tornam-se nossas vidas. Eles drenam nossas forças e nossa alegria de viver!

E no presente, o que escolho pensar? Como alimento meus pensamentos? O que escolho ouvir, o que assisto, o que leio, como julgo/penso o que me cerca? Escolho pensar no bem ou no mal, no que constrói ou no que destrói?

Pensamentos são energias e têm a força e a orientação que nós quisermos lhes dar – construtivas ou destrutivas. Somos senhores de nossos pensamentos, dessa força universal à nossa disposição. Não precisamos ser vítimas indefesas de nossos pensamentos desorientados!
“O pensamento parece uma coisa a toa, mas como é que a gente voa quando começa a pensar...”
Para onde quero voar – para a alegria ou para a agonia? Onde quero colocar meus pensamentos? Talvez eu não saiba, ou não acredite, mas somos os senhores de nossos pensamentos!

Possuímos um nível superior de consciência que é superior ao nível mental básico, ao ego. Esse nível Superior/Espiritual é que pode orientar nossos pensamentos para o aqui/agora, para o bem, para o amor em todas as suas faces. Ele pode nos tirar de todos os sentimentos dolorosos que acabam comandando nossos comportamentos. Não somos marionetes impotentes ante nossos pensamentos desgovernados. Não estamos acostumados a esse novo olhar sobre nós mesmos por isso sentimo-nos quase sempre dominados por pensamentos antigos e recorrentes. Só não podemos desistir! É preciso retomar o comando de nós mesmos. Nós orientamos nossos pensamentos e decidimos o que vamos pensar
ou o que não vamos!


            Toda libertação tem um preço: disciplina, paciência, boa vontade, perseverança... Não quero aceitar pensamentos indesejáveis (Não vou pensar nisso!). Vou redirecioná-los para um bom viver, para o que me enternece, me tranqüiliza e me faz sorrir!