Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de outubro de 2014

OPINIÕES


            As opiniões exprimem nossa apreciação sobre qualquer assunto – naquele momento!

Somos seres vivos, portanto, seres em aberto, flexíveis, mutantes, mutáveis, em constante transformação... e nossas opiniões, reflexos do nosso pensamento, precisam ser coerentes com o que somos e atestar que estamos vivos – em movimento –  de olhar e escuta com amplitude, retificando-as  ou ratificando-as, mas certamente enriquecendo-as com novos aspectos apreendidos.

Quando dizemos ou pensamos: “Já tenho uma opinião formada...” apenas dizemos que estamos fechados, teimosos, congelados em nosso orgulho e enrijecidos naquele pensar, tantas vezes herdado ou manipulado!

De qualquer forma, as opiniões são um “instantâneo” de cada um de nós e por isso precisam ser respeitadas. Não devem ser discutidas, ironizadas, comparadas, disputadas – qual a melhor, a mais certa, a mais honesta... Não devem ser transformadas em munição para o convencimento, em uma disputa que só nos afasta, só nos enrijece em nossas posições de ataque/defesa, cada vez mais prisioneiros de nossos egos.

Numa visão maravilhosamente promissora de crescimento, num contexto de humildade, igualdade e cooperação, buscando, com gentileza e abertura, a solução de propósitos em comum, podemos desfrutar da experiência extremamente enriquecedora de compartilhar opiniões.  Nesse contexto, cada um por sua vez colaborando com suas opiniões, escutando com mente aberta, podendo refletir e enriquecer ideias, temos a oportunidade de nos sentir “pertencendo” e coautores de nossas soluções.

Minha opinião, sozinha ou uni/direcionada, mesmo quando bem embasada, fica empobrecida nesse meu olhar “caolho”. A troca, não a disputa, é que pode nos enriquecer e nos fazer sentir participantes de uma Consciência maior e melhor. A discussão fere, agride e nos mantém entrincheirados em nossas razões e opiniões. O Compartilhar, ao contrário, nos enriquece e aproxima .

 Mas, se não for, ainda, possível essa troca inteligente e generosa, que cada um fique com a sua opinião – sem disputa, com respeito.